Topo

Neymar é titular, mas são Messi e Dani Alves quem marcam para Barça avançar

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 18h36

O Barcelona entrou em campo contra o Manchester City com Neymar como titular, mesmo sob desconfiança após má atuação no último final de semana, O brasileiro foi bem, mas quem marcou para o Barça se classificar foi Messi, além de outro brasileiro, Daniel Alves. O Barça venceu por 2 a 1 e está nas quartas da Liga dos Campeões.

Os gols foram de Messi e Daniel, mas Neymar voltou a ser personagem: mesmo contestado, foi titular do time e jogou bem como companheiro de ataque do argentino. Até criou mais chances que ele no 1° tempo, quando teve um gol anulado. O brasileiro colocou a bola para dentro da meta do City aos 17 minutos de jogo, mas o lance sofreu anulação por impedimento suspeito em toque antes da finalização.

Jordi Alba, que fez o cruzamento, estava em posição legal, mas Iniesta, que estava próximo ao lateral, não. Como a bola foi na direção de ambos, o assistente levantou a bandeira.

O Barcelona podia até perder por um gol, já que havia vencido a partida de ida na Inglaterra por 2 a 0. Será a sétima vez consecutiva que os espanhóis disputarão as quartas de final da Liga, com dois títulos no período.

Já o Manchester City termina sua melhor participação na era moderna da Liga dos Campeões. Em sua terceira participação, foi a primeira vez em que passou da fase de grupos.

O jogo começou com o Barcelona pressionando, mesmo sem a necessidade da vitória. Messi sofreu um pênalti logo aos sete minutos, ao ser derrubado por Lescott, mas o árbitro não marcou a falta. Quatro minutos depois, o argentino chegou a passar pelo goleiro, mas perdeu ângulo e foi desarmado.

Depois dos lances de Messi, foi a vez de Neymar tomar o protagonismo no ataque até o final do 1° tempo. Aos 17 minutos, teve o gol anulado. Aos 38 min., chegou a passar pelo goleiro Hart, perdeu ângulo mas conseguiu bater. Fernandinho, seu possível companheiro de seleção brasileira na Copa do Mundo, tirou de cabeça em cima da linha.

NÚMEROS DE NEYMAR NA PARTIDA

  • Finalizações: 2 (além de um gol anulado)

    Faltas sofridas: 5

    Passes: 51

    Impedimentos: 0

    Distância percorrida: 9,5 km

Na segunda etapa, o City até tentou pressionar, colocando Dzeko no lugar de Agüero, que sentiu nova contusão. E foi o bósnio que criou a primeira chance do time inglês na partida, aos 6 minutos: em bela cabeçada, ia colocando a bola no ângulo, até que Valdes se esticou e colocou a bola para escanteio. Zabaleta ainda perdeu boa chance, com Valdes batido, chutando torto.

Aí, foi a vez de Messi brilhar. Fábregas tocou para o argentino em profundidade. Lescott cortaria o lance, mas e atrapalhou com a bola, que passou entre suas pernas. Sobrou para Messi. Mortal: deu seu tradicional toque por cima do goleiro e fez o gol da vitória.

Neymar foi substituído por Alexis Sanchéz, aos 33 minutos. Dessa vez, saiu fortemente aplaudido por todo o estádio.

Kompany diminuiu nos acréscimos, após sobra em escanteio, em posição duvidosa, mas Daniel Alves garantiu a vitória, no último minuto, após contra-ataque. Ele recebeu de Iniesta, da linha de fundo, e tocou de primeira para o gol.

O Barcelona só saberá seu adversário nas quartas de final na sexta-feira da próxima semana, em sorteio. Até aqui, PSG, Bayern de Munique e Atlético de Madri são os candidatos.

BRIGANDO POR VAGA NA COPA, FERNANDINHO NÃO VAI BEM

  • Fernandinho briga por vaga na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo, mas não teve atuação destacada pelo Manchester City nesta quarta. Ele até salvou um gol de Neymar em cima da linha, mas só foi notado novamente ao levar cartão amarelo no segundo tempo.