Topo

Ronaldo joga sério em dia de mistão, classifica Real e se aproxima de Messi

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 18h37

Nada de “missão cumprida”. Pelo menos foi assim que Cristiano Ronaldo entrou em campo para o jogo de volta contra o Schalke 04 pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Mesmo com a vantagem por 6 a 1 construída fora de casa, o português não quis saber de moleza e deixou sua marca duas vezes na vitória do Real Madrid por 3 a 1, na tarde desta terça-feira, no Santiago Bernabéu. Destaque também para o brasileiro Casemiro, que entrou no segundo tempo da partida.

Com o resultado, o Real confirmou vaga nas quartas de final da competição europeia com um elástico 9 a 2 no placar agregado. Além disso, o craque português chegou a 13 gols nesta edição da liga. Apenas Lionel Messi, José Altafini e Ruud Van Nistelrooy, com 14 tentos cada, marcaram mais em uma mesma temporada do torneio. Como se não bastasse, o camisa 7 ainda igualou a lenda Ferenc Puskas como o quarto maior artilheiro da história do clube merengue. São 242 gols em 236 jogos com a camisa branca, atrás apenas de Carlos Santillana (290 ), Alfredo Di Stéfano (308) e Raúl (323). 

A nota triste ficou pela contusão do jovem Jesé Rodríguez. "Cria" do Real Madrid, o garoto de 21 anos lesionou o joelho direito após uma dividida com um defensor do Schalke e deixou o gramado logo no início da partida com uma ruptura no ligamento cruzado anterior. 

Com um time misto, o Real entrou em campo sem o ritmo alucinante demonstrado no primeiro jogo da eliminatória. Quase todos os jogadores demonstraram certa preguiça, menos Cristiano Ronaldo.  Enquanto até mesmo o Schalke não demonstrava muita fé na classificação, o português não quis saber de diminuir o ritmo e fez de tudo em busca dos gols. Dividiu com os zagueiros, lamentou as chances desperdiçadas e vibrou bastante quando marcou.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-numeros$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/cristiano-ronaldo-1395175401139.vm$escape.getQ())

O primeiro gol do time da capital espanhola veio aos 20 minutos do primeiro tempo. Após rápida jogada pela direita, Ronaldo apareceu livre no meio da área para completar o cruzamento rasteiro e marcar o primeiro. Os alemães até tentaram uma “reação” e chegaram ao empate com Hoogland, que arriscou de longe e contou com o desvio da zaga para vencer o goleiro Iker Casillas.

Com o 1 a 1 no placar, o Real Madrid passou a administrar a vantagem, mas o craque português definitivamente não estava disposto a “diminuir o ritmo”. Participativo, o atual melhor jogador do mundo apareceu em diversos lados do campo e criou boas chances para os companheiros, mas todas desperdiçadas, principalmente pelo jovem Morata, que chegou a ser vaiado pela torcida, que perdeu a paciência com o número de oportunidades perdidas.

Já que nem todos demonstravam muita vontade, Cristiano Ronaldo decidiu resolver sozinho. Aos 28 do segundo tempo, ele arrancou para cima da zaga, venceu na velocidade e bateu firme no canto, sem chances para o goleiro.

Poucos minutos depois, o português quase marcou o gol que o igualaria a Messi como maior artilheiro de uma só edição da liga. No entanto, o travessão atrapalhou. Na sequência da jogada, Morata marcou, não comemorou muito por conta das vaias que recebeu ao longo do jogo, e deu números finais ao placar.