Topo

M. United repete marca do Barça, vira com 3 de holandês e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 18h37

Até esta quarta-feira, apenas um time havia conquistado uma classificação na Liga dos Campeões (desde que foi criado o formato atual, em 1992-1993) após perder por 2 a 0 na partida de ida: o Barcelona, contra o Milan, em 2013. Mas o Manchester United mudou essa história. Com três gols do holandês Robin Van Persie, os ingleses venceram por 3 a 0 o Olympiakos e estão nas quartas de final - haviam perdido por 2 a 0 na Grécia.

A vaga entre os oito melhores times da Europa ajuda a minimizar a crise do time vermelho de Manchester, que tem ano fraco nos gramados após a saída do técnico Alex Ferguson - que estava no estádio Old Trafford nesta quarta. Sob o comando de David Moyes, o United amarga a sétima colocação no Campeonato Inglês e já foi eliminado tanto da Copa da Inglaterra como da Copa da Liga local.

Mas tudo isso foi esquecido a cada chute de Van Persie, que deve ser titular da seleção holandesa na Copa do Mundo no Brasil. Ele chutou exatamente três vezes ao gol do Olympiakos, com 100% de aproveitamento.

O primeiro da virada do Manchester saiu aos 24 minutos, sete depois de cabeçada na trave de Wayne Rooney. O holandês matou no peito bola lançada para a área e foi empurrado por Holebas. Pênalti bem cobrado por Van Persie, com força na esquerda do goleiro Roberto.

Já nos acréscimos do 1° tempo, a segunda chance de Van Persie. O segundo gol. Rooney avançou pela direita e cruzou rasteiro para o holandês que, bem posicionado, bateu de primeira para empatar o confronto.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-numeros$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/gols-de-van-persie-1395263278563.vm$escape.getQ())

Não demorou muito, após o intervalo, para Van Persie chutar novamente ao gol. Uma falta em Welbeck foi a oportunidade criada. E novamente não desperdiçada. Van Persie cobrou colocado, no contrapé do goleiro do time grego. 3 a 0 e a virada construída.

Após isso, outro nome do time inglês passou a ganhar destaque. Foi o de De Gea, goleiro espanhol. O Olympiakos se lançou ao ataque com jogadores das Américas, mas nenhum foi capaz de passar pelo espanhol. No 1° tempo, foi o argentino Domínguez que bateu de dentro da pequena área para o goleiro pegar com o pé.

Na segunda etapa, de novo Domínguez viu De Gea fechar o gol com as pernas. Campbell, da Costa Rica, e Pérez, paraguaio, foram outros que tiveram boas chances em frente ao goleiro mas não aproveitaram.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-numeros$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/hat-trick-de-van-persie-1395263680577.vm$escape.getQ())

A pressão não deu resultado, e o Manchester United estará nas quartas de final após duas temporadas de ausência. A última aparição foi em 2011, quando acabou chegando à decisão - perdeu para o Barcelona.

O adversário do clube inglês na próxima fase será conhecido na próxima sexta-feira, em sorteio.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/alex-ferguson-acompanha-united-x-olympiakos-1395264776537.vm$escape.getQ())