Topo

Neymar cria, Messi desperdiça chance, e Atlético tira Barça da Liga

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 17h35

O Atlético de Madri eliminou o Barcelona de Neymar e Messi da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, ao vencer por 1 a 0 em casa, gol de Koke, logo aos 4 minutos de jogo - na ida, 1 a 1 em Barcelona. Neymar jogou pela esquerda do ataque do Barcelona, como até Luiz Felipe Scolari pediu. E foi por lá que ele criou as melhores chances do time, incluindo lindo toque para Messi, que desperdiçou, sozinho, o principal lance do time. Assim, foi o Atlético que avançou para as semifinais do principal torneio de clubes europeu.

Será a primeira semifinal do Atlético de Madri na Liga dos Campeões no atual formato (criado em 1992/1993). Contando todas as edições, o time madrilenho volta a esta fase pela primeira vez desde 1973/1974, quando foi vice.

Se a vaga é do Atlético de Madri, Neymar poderá dizer que teve uma de suas melhores atuações na Liga, logo em sua despedida na temporada de estreia. Apesar dos números até discretos, foi de seus pé que saíram as duas melhores chances do Barça, que pouco criou no jogo.

No 1° tempo, deu linda "caneta" em Tiago, entrou na área e rolou para Messi. O argentino, sozinho, chutou para fora. Na segunda etapa, foi  Neymar que, saindo da esquerda, quase driblou Courtois - o lance seguiu e, no "bate e rebate", saiu perto do travessão. Depois, já na pressão do Barça, foi dele a melhor chance, de cabeça: a bola saiu raspando a trave.

Mas se a pressão do Barça não funcionou, a do Atlético foi (quase) perfeita. Logo aos 4 minutos, Adrián López, substituto de Diego Costa (fora por contusão) acertou a trave. A bola sobrou para cruzamento, que foi na cabeça do mesmo López. Ele ajeitou e Koke fuzilou já da pequena área.

Ainda no início, David Villa acertou mais duas bolas na trave, mostrando que Diego Simeone, o técnico do Atlético, queria decidir logo o confronto.

O jogo, porém, seguiu com o mesmo placar, e a pressão mudou de lado até o final. Curiosamente, o Barça criou diversas chances na base de cruzamentos, diferentemente de seu estilo de toque.

Não adiantou: pelo 3° ano seguido, o Barça cai antes da decisão da Liga. Em sua primeira participação na principal competição europeia, Neymar para nas quartas. Ao Atlético, resta aguardar Real Madrid, Bayern de Munique ou Chelsea no sorteio das semifinais, que ocorre na próxima sexta-feira.

Neymar lamentando -  -
Neymar lamenta chance do Barcelona, eliminado pelo Atlético.