Topo

Queda precoce do Barcelona coincide com pior Messi em quatro anos

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 19h56

Lionel Messi se acostumou a ser decisivo para o Barcelona nas últimas edições da Liga dos Campeões, mas o argentino fugiu à regra, negativamente, na atual edição. Foi o pior desempenho do camisa 10 no torneio continental desde a temporada 2009/10 ao analisar gols marcados e assistências.

Naquela edição - queda para a Inter de Milão na semifinal - , Messi marcou oito vezes e não deu nenhuma assistência em 11 partidas. Neste ano, também foram oito tentos e nenhum passe para gols, mas em sete jogos, o que torna a média melhor. 

O desempenho distante do costume do argentino coincide com a pior campanha do Barcelona em seis anos na Liga dos Campeões. Desde a temporada 07/08, quando o argentino ainda não era a referência técnica da equipe, o time espanhol chegava no mínimo à semifinal. 

Neste período, foram dois títulos e quatro eliminações na semi. Ciclo que terminou nesta quarta-feira com a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madri.

Messi terminou sua participação na atual Liga dos Campeões com oito gols e nenhuma assistência. O argentino, que sofreu com contusões no final do segundo semestre de 2013, jogou apenas sete partidas, menor número desde a edição 06/07, quando somou cinco partidas e um gol. 

Para tornar a sequência da Liga dos Campeões ainda mais dolorosa para o argentino, ele pode ver o 'rival' Cristiano Ronaldo superá-lo no recorde de maior quantidade de gols em uma só edição do torneio. 

O português tem 14 tentos, marca que Messi atingiu em 2012, e deve jogar mais duas vezes, no mínimo. 

A atuação do argentino na derrota para o Atlético foi um resumo do desempenho irregular. Segundo dados do site da Uefa, Messi correu apenas apenas 6,8 quilômetros. Como comparação, o goleiro José Pinto percorreu 5,3 quilômetros.