Topo

Atlético campeão? Desde 2008, quem derruba o Barça vence a Champions

Do UOL, em São Paulo

10/04/2014 06h00

Diego Simeone é um supersticioso confesso. Quando era jogador, amarrava as chuteiras sempre da mesma maneira, entrava em campo com o mesmo pé e seguia uma série de mandingas, que vão de rezas a leitura de horóscopo antes dos jogos. 

“Sim, continuo com manias. Acredito em superstições”, admite o argentino, que levou o Atlético de Madri à semifinal da Liga dos Campeões com a vitória contra o Barcelona, por 1 a 0.

Sendo assim, Simeone tem um bom motivo para crer no título do seu time na Liga dos Campeões. Isso porque todos que eliminaram o Barça no torneio antes da final levantaram o caneco. Manchester United, em 2008, Internazionale, em 2010, Chelsea, em 2012, e Bayern de Munique na temporada passada fizeram o mesmo que o clube de Madri: derrubaram o “queridinho” Barça na Liga dos Campeões. Depois disso, venceram a partida final.   

O roteiro, pelo menos nas últimas três eliminações do Barça, com Inter, Chelsea e Bayern, foi o mesmo do vivido pelo Atlético. Mesmo tendo menos posse de bola que o clube catalão, os rivais conseguiram encontrar antídotos para superar o eficaz modelo de domínio da partida aplicado pelos catalães. 

No jogo desta terça-feira, o Barça teve 63% de posse de bola, segundo dados da Uefa. Na derrota para o Bayern, em 2013, por 3 a 0, conseguiu ficar 57% do tempo com ela nos pés. Domínio insuficiente para vencer a eficiência dos alemães no ano passado e do Atlético de Simeone agora.

“Começamos o jogo muito fortes. Os primeiros minutos foram muito bons e depois do gol conseguimos nos defender bem”, afirmou o técnico argentino após a vitória. “Sempre esperamos o melhor. Agora é ver quem enfrentaremos e trabalhar”, completou.

Nesta sexta-feira, serão definidos em sorteio os confrontos das semifinais. No caminho para o título, o clube pode enfrentar o Real Madrid, seu maior rival. Chelsea e Bayern de Munique são os outros possíveis adversário.

“Há que ter tranquilidade porque isso ainda continua, não está decidido. O Barcelona é u protagonista de grandes jogos. Estou feliz porque era uma eliminatória com um grandíssimo rival”, afirmou Simeone.