Topo

Presença de herói na semi pode custar R$ 18 milhões ao Atlético de Madri

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres

10/04/2014 13h06

Dono do menor orçamento entre os quatro semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa, o Atlético de Madri poderá ser forçado a gastar R$18 milhões para ter em campo o goleiro Thibaut Courtois, que fechou o gol nas duas partidas contra o Barcelona de Messi e Neymar pelas quartas de final.

Contratado do Chelsea por empréstimo em 2011, o goleiro tem em seu contrato uma cláusula que força o Atlético a pagar multa de 3 milhões de euros por cada partida que o belga enfrentar o time inglês. O Chelsea é um dos times que nesta sexta-feira pode ser sorteado como o adversário do "Atleti" – Bayern de Munique e Real Madrid completam o quarteto.

Um dos principais jogadores dos “colchoneros” numa temporada em que clube pode conquistar o título espanhol pela primeira vez desde 1995-96, além de chegar à primeira final de Liga dos Campeões desde 1974, Courtois poderá ser vítima da política de austeridade que nos últimos anos fez o Atlético basear suas operações em empréstimos e triangulações com empresários.

“Não temos este dinheiro”, afirmou um enfático Enrique Cerezo, presidente do Atlético, em entrevista à rádio espanhola Onda Cero sobre a “quantia substancial” que seria necessária para garantir a presença do goleiro contra o Chelsea.

A entrevista também é vista como uma forma de lobby por parte do Atlético para um acordo com os ingleses. O estatuto da Uefa proíbe cláusulas impedindo jogadores emprestados de enfrentar seus times de “origem”, mas não veta acordos como o que envolve Courtois.

Clubes europeus usam o recurso como forma de se precaver, especialmente depois do Real Madrid ser eliminado pelo Monaco da Liga dos Campeões de 2004 com gols de Fernando Morientes, atacante que emprestara à equipe do Principado.

A cláusula milionária foi acrescentada pelo Chelsea justamente para esta temporada, depois de confirmada a classificação do Atlético para a Liga dos Campeões.  Os madrilenhos são os únicos invictos na competição, com grande ajuda de Courtois: em 49 jogos na temporada, ele sofreu 33 gols, mas em 21 jogos saiu invicto. Para complicar, seu reserva no Atlético é o veterano Dani Aranzubia, de 34 anos, e que jogou apenas cinco partidas, levando quatro gols.