Topo

Retranca de Mourinho funciona e Chelsea segura 0 a 0 com Atlético

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 17h44

A primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, acabou tendo como protagonista José Mourinho. Atlético de Madri e Chelsea não saíram do 0 a 0 na Espanha, e muito em razão da retranca implementada pelo técnico português. Assim, mesmo com a pressão do Atlético, o Chelsea irá para a Inglaterra precisando de uma vitória simples para chegar à decisão.

Mourinho jogou como o Chelsea fez em 2012, na semifinal contra o Barcelona, também na Espanha - quando Roberto Di Matteo levou os ingleses à decisão. Com apenas um atacante (Torres), escalou cinco defensores (David Luiz de volante) e três meias defensivos (Lampard, Mikel e Ramires) como os responsáveis pela ligação com o ataque. Assim, impediu que o Atlético entrasse na área e produzisse lances de perigo, apesar da posse de bola dominante: 62%.

Diego, titular, foi quem mais produziu contra a retranca inglesa. O brasileiro deu seis chutes ao gol até ser substituído aos 15 minutos do 2° tempo, mas todos sem perigo para Petr Cech e, depois, para Mark Schwarzer, goleiro de 41 anos que substituiu o tcheco após este se lesionar ao defender tentativa de gol olímpico de Koke.

Foi o primeiro jogo na atual Liga dos Campeões em que o Atlético ficou sem marcar gols. Assim, o Chelsea parou o melhor ataque da história do Atlético de Madri. Com 109 gols, o time já bateu o recorde anterior: 107 gols na temporada 1996/1997.

A partida de volta ocorre na quarta-feira da próxima semana, dia 30 de abril, no estádio Stanford Bridge, em Londres. Novo empate por 0 a 0 leva o jogo para a prorrogação. Empates a partir de 1 a 1 classificam os espanhóis para a final, que seria a primeira do Atlético desde 1974. Para o Chelsea, basta uma vitória simples. Os ingleses disputaram sua última final em 2012, quando foram campeões.

Com seis brasileiros - sete, se contado Diego Costa - como titulares, a partida foi completamente dominada pelo Atlético. Simeone apostou em Diego no lugar de David Villa para completar o ataque ao lado de Diego Costa, enquanto Mourinho deixou Willian como único meia ofensivo no Chelsea.

Mas foram poucos os lances de emoção. Aos 14 minutos, Petr Cech se contundiu após se chocar com Raúl Garcia e deixou o gramado com o ombro direito deslocado. No lance, ele savou a melhor chance espanhola na etapa: Koke cobrou escanteio e arriscou direto para o gol; Cech colocou para escanteio.

Mourinho e Cech -  -
Mourinho olha para Cech, que saiu lesionado, com cara de lamentação
Nada mais foi produzido na primeira metade. No 2° tempo, o Chelsea abdicou de vez do ataque, enquanto o Atlético criou mais chances, principalmente após os 30 minutos. 

A principal veio com Arda Turan, que substituiu Diego. O turco cabeceou bola quase na pequena área, mas errou o alvo. Filipe Luís foi outro com bom lance: ele invadiu a área driblando, mas seu chute rasteiro parou na zaga.

Mourinho leva para casa, assim, sua chance de evitar ser eliminado pela quarta vez seguida em semifinais de Liga dos Campeões - seria o 1° na história a alcançar o feito negativo.

Lampard e Obi Mikel, pelo Chelsea, e Gabi, pelo Atlético, serão desfalques na próxima semana. Eles levaram cartão amarelo e estão suspensos do jogo de volta.