Topo

C. Ronaldo chega a 16 gols e vira maior artilheiro de uma edição da Liga

Do UOL, em São Paulo*

29/04/2014 17h38

*Atualizada às 19h16

Faltam 43 dias para a Copa do Mundo e, se depender de Cristiano Ronaldo, os brasileiros podem se preparar para ver atuações espetaculares do português. Principalmente se o embalo do atacante for mantido no nível desta terça-feira, quando marcou duas vezes e chegou ao 16° gol na atual Liga dos Campeões - se tornou o maior artilheiro de uma só edição da principal competição de clubes da Europa.

O português, atual melhor jogador do mundo, desbancou assim a marca de Lionel Messi e do brasileiro Mazzola. Ambos foram artilheiros de Ligas anteriores com 14 gols.

"Estava mais obcecado para jogar uma final, porque os gols saem naturalmente. Não vou dizer que não estou contente. Os recordes estão para ser batidos. Se for por mim, melhor ainda", disse o português na zona mista.  

Messi atingiu a marca na temporada 2011/2012, quando não foi campeão com o Barcelona – caiu nas semifinais para o Chelsea. Já Mazzola conseguiu o feito em 1962/1962, pelo Milan, quando foi campeão e perdeu o Mundial para o Santos.

Cristiano Ronaldo conseguiu o recorde em 10 jogos, já que ficou de fora de dois do Real Madrid até aqui. Recorde este que pode aumentar, já que o português liderará seu time na decisão em Lisboa, no dia 24 de maio, contra Atlético de Madri ou Chelsea.

Os gols desta terça também fizeram ele chegar a 51 com a camisa do Real em Ligas, passando a frente de Di Stéfano na artilharia do clube no torneio. Raul tem 66 e é o principal.

Por fim, ele alcançou 32 gols em mata-matas da competição, superando Messi, que fez 31 com o Barcelona.

Na final, Cristiano Ronaldo pode ultrapassar Messi mais uma vez. O português tem 66 feitos em Liga dos Campeões contra 67 do argentino. O recordista é Raúl, ídolo do Real Madrid, com 71.

"A equipe foi muito bem. Atuou de forma compacta e levamos a partida da melhor maneira", finalizou Cristiano.