Topo

Marcelo pode manter escrita de seleção na final da Champions

Marcelo é o único da lista de Felipão que poderá jogar a final da Liga dos Campeões - EFE/JuanJo Martin
Marcelo é o único da lista de Felipão que poderá jogar a final da Liga dos Campeões Imagem: EFE/JuanJo Martin

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 06h00

Marcelo pode manter uma escrita que já dura 24 anos. Desde a Copa de 1990, toda a seleção brasileira teve um jogador em campo na final da Liga dos Campeões da Europa. O lateral brasileiro é o único jogador do time de Luiz Felipe Scolari que pode disputar a decisão entre Real Madrid e Atlético de Madri, neste sábado, em Lisboa.

A última vez que o Brasil não teve um finalista em ano de Copa foi em 1986, quando o Steaua Bucareste, da Romênia, venceu o Barcelona na decisão por pênaltis. Quatro anos depois, já no período que representou o início do boom de brasileiros na Europa, a seleção teve três finalistas na Liga dos Campeões, que ainda era chamada de Taça dos Clubes Campeões Europeus.  

Valdo, Ricardo Gomes e Aldair, que estavam no Benfica, não tiveram sorte na final vencida pelo Milan, em Viena. Um mês depois, o trio viu a seleção perder para a Argentina e ser eliminada nas oitavas de final da Copa.

Roberto Carlos foi único que conseguiu vencer os dois títulos num mesmo ano, em 2002, com o Real Madrid contra o Bayer Leverkusen. Nessa final, o time que venceu o penta estava representado nos dois lados, já que Lúcio era titular na seleção e no time alemão. 

Outros não tiveram a mesma sorte, como o trio da Internazionale (Júlio César, Lúcio e Maicon), que venceu a Liga dos Campeões em 2010, mas fracassou na Copa do Mundo. Já Romário viveu situação inversa. Antes da Copa, que venceu com a seleção, viu o seu Barcelona ser goleado pelo Milan, por 4 a 0, na decisão europeia.

Dúvida
A presença de Marcelo na decisão não é uma certeza. O lateral brasileiro sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda, em abril, e desfalcou o desfalcou o Real Madrid nas quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Borussia Dortmund. Fabio Coentrão entrou no seu lugar e foi mantido no time nas partidas da semi, contra o Bayern de Munique, quando o brasileiro ficou no banco de reservas.

Nas últimas duas rodadas do Campeonato Espanhol, porém, Marcelo foi titular, contra Celta de Vigo e Espanyol. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, ainda não divulgou quem começará jogando a final.