Topo

Brasileiros ajudam Porto e zebras do Chipre e Eslovênia a alcançar Liga

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 17h37

A fase de grupos da Liga dos Campeões começa a conhecer seus últimos participantes. Nesta terça-feira, cinco times se garantiram na etapa. Além do Zenit, que eliminou o Standard Liège, da Bélgica, mais cedo, Porto-POR, Maribor-ESL, BATE Borisov-BIE e Apoel-CHP estarão entre os 32 times que disputam a principal competição de clubes da Europa.

O Porto, maior clube entre os que avançaram, teve cinco brasileiros em seu time titular para eliminar o Lille, com vitória em casa por 2 a 0 (já havia vencido na França por 1 a 0). Alex Sandro e Danilo, convocados para a seleção brasileira, novamente decepcionaram e pouco produziram - Alex Sandro foi substituído ainda no primeiro tempo por lesão, ainda não revelada pelo clube. Casemiro foi titular pela primeira vez na Liga e, além deles, o zagueiro Maicon e o goleiro Fabiano também atuaram pelo clube.

Já no Chipre, o Apoel conseguiu sua vaga com ajuda de um pouco conhecido brasileiro: Vinicius, que marcou o 1° da goleada por 4 a 0 sobre o Aalborg, da Dinamarca. Como na ida haviam empatado por 1 a 1, vaga para os cipriotas. O Maribor, da Eslovênia, também surpreendeu: bateu o Celtic, da Escócia, por 1 a 0, fora de casa, e também com gol de brasileiro pouco conhecido. O atacante Tavares foi o autor do gol histórico para os eslovenos. Por fim, o BATE Borisov passou pelo Slovan Bratislava, da Eslováquia, com vitória de 2 a 0 (1 a 1 na ida).

Fases da rodada: O Porto, que já havia vencido fora de casa, começou mal o duelo com o Lille, que teve chances de abrir o placar na primeira etapa. Apenas no segundo tempo Brahimi, destaque pela Argélia na Copa, deu tranquilidade ao time português com um belo gol de falta. Depois, Jackson Martínez, colombiano, deu números finais ao placar.

maribor -  -
Brasileiro Tavares comemora o gol da vaga do Maribor
Enquanto isso, outros três duelos, todos com placar de 1 a 1 na ida, classificavam três zebras para a fase de grupos: a vaga mais tranquila saiu no Chipre, com o Apoel goleando o Aalborg por 4 a 0 - dois gols no primeiro tempo, dois no segundo. Já na Escócia, a principal zebra: o Celtic, campeão da Liga em 1967, foi eliminado pelo pequeno Maribor, da Eslovênia. Tavares, brasileiro com passagens por Grêmio e Atlético-PR, fez o gol da vaga, aos 30 minutos do segundo tempo. Ele está no clube há seis anos e é o capitão dos eslovenos - pouco antes do apito final, foi flagrado chorando.

Por fim, o BATE Borisov abriu o placar cedo sobre o Slovan, e já no final da partida, enquanto os eslovacos tentavam levar o duelo para a prorrogação, aproveitaram para matar o confronto com o segundo e terceiro gols.

O melhor: O Apoel, que goleou para levar o Chipre à fase de grupos após dois anos de ausência.

O pior: O Celtic, que conseguiu perder a vaga para um time da Eslovênia mesmo jogando em casa.

Para lembrar: O Celtic, dessa vez, foi eliminado no campo:  na fase anterior, teria sido eliminado pelo Legia, da Polônia, mas o rival escalou um jogador irregular nos últimos minutos da partida de volta. 

O BATE Borisov se mantém como o único time de Belarus na história a alcançar a fase de grupos. Será a quarta participação.

Em sua última participação, em 2011/2012, o Apoel fez história: chegou às quartas de final, quando caiu para o Real Madrid. É o único time do Chipre a ter ido tão longe no torneio.

 O Porto não conquista a Liga dos Campeões há 10 anos: em 2004, venceu o Mônaco na decisão. O time era comandado por José Mourinho.