Topo

Real Madrid começa defesa de título goleando; Liverpool vence no sufoco

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 17h38

A abertura da fase de grupos Liga dos Campeões teve seu atual campeão dando show: em casa, o Real Madrid começou a busca por seu 11° título arrasando o Basel, da Suíça - 5 a 1. O massacre começou cedo, aos 13 minutos, e só foi parar aos 34 min. da segunda etapa. Cristiano Ronaldo fez o seu, assim como James Rodríguez e Benzema (2). Finalmente, após começo trepidante no Campeonato Espanhol, o Real parece acertar seu meio e ataque com tantos astros juntos. Crise? Era muito cedo para pensar isso.

A goleada deixa o time espanhol já na liderança do Grupo B - mesma chave na qual o Liverpool passou muito sufoco em sua volta a Liga após cinco anos. Mesmo jogando em casa contra o pequeno Ludogorets, da Bulgária, estreante no torneio, o time vermelho só conseguiu a vitória aos 47 min. do 2°t, de pênalti, com direito a levar pressão dos surpreendentes búlgaros. Placar final de 2 a 1. Veja como foi a rodada do Grupo B abaixo: primeiro com Real 5 x 1 Basel, e depois com Liverpool 2 x 1 Ludogorets.

Real Madrid 5 x 1 Basel

Fases do jogo: Os espanhóis não demoraram para encontrar o caminho do gol, mas ainda foram ajudados pelos suíços - aos 13 minutos, Nacho tentou cruzamento pela direita da área, mas Suchy desviou para seu próprio gol. Pronto, era tudo o que o Real precisava para acabar com qualquer pressão de estreia ou de defesa de título. aos 29 minutos, Modric encontrou Bale por trás da zaga: o galês de um "balão" para o alto na saída do goleiro, correu e alcançou a bola antes que ela saísse para marcar o 2°. Curiosamente, a defesa do Basel jogava adiantada, o que não a fazia pressionar o Real nem se proteger de bolas longas.

A prova veio um minuto depois: Modric achou Bale na direita, o galês só cruzou rasteiro para que Cristiano Ronaldo marcasse - seu 68° gols em Ligas, segundo maior artilheiro. O festival de gols da etapa inicial, porém, estava longe de acabar. Quatro minutos depois, James Rodríguez marcou seu 1° gol na competição aproveitando rebote em chute de Benzema. No minuto seguinte, foi a vez do Basel aproveitar que a zaga do Real jogava adiantada: González avançou livre e bateu cruzado.

Na segunda etapa, um só gol: mas simbólico. Todo o toque de bola do Real chegou ao seu auge na partida quando Kroos encontrou Benzema, que de letra achou Ronaldo, que de primeira voltou para o francês fuzilar para o gol.

O melhor: Carlo Ancelotti - O técnico do real insiste na escalação com seis jogadores ofensivos (Modric, Kroos, James, bale, Ronaldo e Benzema) desde o início da temporada, mas precisava de tempo para que o sistema se ajustasse. E isso começou a aparecer hoje: ao menos contra a marcação frágil e mal posicionada do Basel. Os seis conseguiram se entender e descobri rapidamente como bater a defesa rival ,algo que não tinham conseguido ainda.

O pior: Suchy - A zaga  do Basel esteve perdida em campo. Para não eleger todo o sistema defensivo como os piores em campo, o "prêmio" sobra para aquele que além de marcar mal fez um gol contra.

Chave do jogo: O massacre do Real no primeiro tempo. Se o Basel pensava em jogar na retranca, algo parecido com o que o Atlético de Madri tem feito para bater o rival espanhol, planejou mal. O meio de campo do Real tocou a bola com muita tranquilidade, e sempre que forçava  a bola por trás da zaga encontrava um atacante livre.

Para lembrar:

O Real Madrid teve, pela 12ª vez na Liga dos Campeões, um gol contra a seu favor. É o recordista da competição.

Rafael Nadal é torcedor do Real, Roger Federer do Basel. no próximo encontro de dois dos melhores tenistas da história, um terá com o que provocar o rival.

Liverpool 2 x 1 Ludogorets 

liverpool -  -

Fases do jogo: Antes de viajar para a Inglaterra, o técnico Georgi Dermendzhiev prometeu a torcida do Ludogorets que o time conquistaria ao menos um ponto no Grupo B, apesar de ser o candidato a saco de pancadas. Ele só não esperava que esse ponto viesse em seu primeiro jogo e longe da Bulgária - mas quase veio. A zaga do Ludogorets esteve compacta durante todo o tempo, e os contra-ataques só não deram a vitória em razão de chute de Aleksandrov, no 2° tempo, ter parado na trave de Mignolet (que fez boas defesas para salvar o Liverpool).

Só que Balotelli, bem ao seu estilo trombador, achou espaço na zaga e bateu forte, de direita, para vencer o goleiro Borjan aos 35 min. do 2°t. O jogo estava tão difícil que o italiano, que muitas vezes não celebra seus gols, comemorou com muita festa. Só que o Ludogorets conseguiu o empate aos 45 minutos, para desespero da torcida no Anfield Road. Só que o final maluco de jogo ainda não estava completo: no minuto seguinte, o goleiro Borjan errou ao tentar domínio e cometeu pênalti em Manquillo. Gerrard, então, fez o que sonhava: o gol da vitória do Liverpool após tanto tempo longe da competição a qual venceu em 2005.

O melhor: Balotelli - O principal reforço do Liverpool para a temporada chutou seis bolas ao gol, mas também cometeu quatro faltas. Esquentado como quase sempre, o italiano usou a "raiva" para ganhar no corpo da zaga búlgara aos 38 do segundo tempo e fuzilar para o gol, tirando o time inglês do sufoco.

O pior: Moti - O zagueiro que pegou dois pênaltis no jogo que deu a vaga ao Ludogorets na Liga, contra o Steaua Bucareste-ROM, dessa vez teve culpa na derrota. Foi ele que falhou ao tentar cortar bola e perdeu no corpo para Balotelli no lance do 1° gol.

Para lembrar: Foi o primeiro jogo do Ludogorets na história da Liga dos Campeões, assim como o primeiro de Balotelli pelo Liverpool na competição. Melhor para o atacante italiano.