Topo

Brasileiro do Benfica é desejado por Mourinho e quer vaga na seleção

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 06h00

A fase de grupos da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira. Boa parte de quem acompanhará a rodada escolherá o jogo do Real Madrid, com seus astros querendo evitar crise (vem de duas derrotas seguidas no Espanhol). Talvez o duelo entre Borussia Dortmund e Arsenal, ou a volta do Liverpool ao torneio. Mas há um outro jogo que deve interessar a quem gosta de futebol no Brasil: Benfica e Zenit. Tudo por causa de um atacante brasileiro - e que não é o Hulk.

É Anderson Talisca, nome bastante conhecido - e admirado - por torcedores do Bahia, mas que agora milita pelo Benfica. Mais do que isso, em dois meses de clube virou o destaque e a esperança para que a campanha na Liga dos Campeões seja boa. Estreou com gol (1 a 0 sobre o Estoril, na Taça de Honra portuguesa) e na última sexta-feira, pelo Campeonato Português, marcou pela primeira vez: e logo três (5 a 0 sobre o Vitória de Setúbal). É desejado por José Mourinho, técnico do Chelsea, e pode sonhar com seleção brasileira, que carece de atacantes e tem convocação na próxima quarta.

Aqui, é válido um parêntese: Talisca foi campeão do Torneio de Toulon com a seleção sub-20 em 2013, mas não foi chamado para a competição neste ano, sendo ignorado pelo técnico Alexandre Gallo desde então. O treinador justifica a ausência com a convocação de outros jogadores, mas o atacante é nome para ser observado no ciclo para as Olimpíadas de 2016.

Com todo esse destaque, não à toa foi o escolhido para falar com a imprensa um dia antes do jogo com o Zenit. "É um momento muito importante para mim. É algo que sonhava. O sonho está quase virando realidade, mas sempre com os pés no chão, com muita humildade, que assim chegaremos aonde queremos", comentou.

Talisca constrói sua fama na Europa rapidamente, a ponto de José Mourinho, técnico do Chelsea, ter assumido que se não fosse a dificuldade de se conseguir o visto de trabalho inglês, o brasileiro estaria sob seu comando. "Acho que o Benfica contratou bem. Eles dizem que o Talisca é desconhecido, mas é tão desconhecido que só não está jogando na Inglaterra porque não tem visto de trabalho. Se tivesse, estaria aqui", disse o treinador português.

Contratou bem e ajudou o Bahia: foram R$ 12 milhões gastos para tirar o atacante de 20 anos do Brasil em junho, a maior venda da história do clube baiano. Foram 11 gols pela equipe na qual foi revelado em 2013 e pela qual conquistou o Estadual deste ano, com gol no 1° jogo da final contra o Vitória.

Mas o Bahia é passado, e o Chelsea, no máximo, está no futuro. E é focado no Benfica que ele entrará em campo nesta terça: "O meu foco está no Benfica. Agradeço a oportunidade por estar aqui e se não fosse pelas pessoas do Benfica não estaria aqui. Agradeço muito a eles por ser jogador do Benfica. O meu pensamento é jogar aqui e ajudar o clube a ganhar títulos."

Sobre seu posicionamento ofensivo, declarou que não tem problema em atuar assim (no Bahia, fez as vezes de meia também): "Eu vim para o Benfica para ajudar, independentemente da posição. Não vim aqui para jogar só numa posição. Vim para ajudar o grupo e o clube."

Os elogios ao brasileiro seguem de quem ele mais espera: seu técnico. Jorge Jesus não mediu as palavras para falar bem de seu atacante - e , de quebra, rebater Mourinho: "O Talisca é um jovem e, se o Benfica chegou primeiro, demonstra mais uma vez que tem muita qualidade naquilo que faz."

Talisca estreia na mais importante competição de clubes da Europa nesta terça a partir de 15h45, com placar ao vivo no UOL Esporte. Enquanto Benfica e Zenit jogam em Lisboa, o Grupo C também vê o duelo entre Monaco e Bayer Leverkusen, no mesmo horário.