Topo

Immobile ofusca reforços do Arsenal, e Borussia Dortmund vence em casa

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 17h35

Na edição passada, a despeito de ter sofrido com desfalques causados por problemas físicos, o Borussia Dortmund foi até as quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Para a temporada 2014/105, a diretoria investiu em reforços para tentar amenizar os problemas. E foi exatamente um deles que brilhou nesta terça-feira (16), na primeira rodada do torneio europeu. Jogando em casa, a equipe alemã contou com um gol do italiano Immobile para bater o Arsenal por 2 a 0.

Artilheiro da temporada passada do Campeonato Italiano, Immobile foi o principal reforço do Borussia Dortmund para este ano. Ele foi contratado para substituir Lewandowski, que foi para o Bayern de Munique, e mostrou nesta terça-feira que a aposta tem sentido. Além de ter feito o primeiro gol em jogos oficiais do novo clube, criou as principais jogadas ofensivas dos mandantes.

No Arsenal, em contrapartida, os reforços não funcionaram. O time inglês teve Alexis Sánchez e Welbeck, dois jogadores contratados para esta temporada, como titulares no ataque. Mesmo com eles, finalizou apenas três vezes em todo o confronto (o Borussia Dortmund teve 20 chutes a gol).

Fases do jogo: Diante de um estádio lotado e de uma torcida muito participativa, o Borussia Dortmund pressionou o Arsenal no início do confronto desta terça-feira (16). Com marcação pressão e muita movimentação, a equipe da casa apresentou ritmo alucinante e teve pelo menos quatro finalizações nos primeiros 15 minutos.

O Arsenal só conseguiu trocar passes pela primeira vez aos 18min do primeiro tempo, quando Alexis Sánchez recebeu lançamento e foi flagrado em impedimento. Ainda assim, foi só um suspiro diante da pressão do Borussia Dortmund, que não perdeu o controle das ações.

A despeito do domínio, o primeiro gol do Borussia Dortmund só foi marcado aos 45min do primeiro tempo. Immobile arrancou da intermediária e abriu o placar para os donos da casa após jogada individual.

O gol mudou um pouco a postura do Arsenal, que tentou adiantar suas linhas e atacar o Borussia Dortmund no início do segundo tempo. Mas isso custou caro para o time inglês, que tomou o segundo aos 3min da etapa final. Grosskreutz fez bom lançamento para Aubameyang, que teve tranquilidade para concluir.

O Borussia Dortmund ainda teve oportunidades com Immobile (aos 6min) e Papastathopoulos (aos 10min) e Aubameyang (aos 14min). O Arsenal não conseguia se encontrar em campo.

O melhor: Immobile. O centroavante italiano esteve presente nas principais jogadas ofensivas do Borussia Dortmund. Além disso, teve vantagem em duelos com defensores do Arsenal e conseguiu fazer a bola parar no setor ofensivo.

O pior: Koscielny. O zagueiro do Arsenal mostrou muita lentidão, falhou na saída de bola em alguns momentos e ainda esteve diretamente envolvido nos lances dos dois gols do Borussia Dortmund.

Toque dos técnicos: Jürgen Klopp apostou em forte pressão sobre a saída de bola do Arsenal, e isso fez o Borussia Dortmund dominar grande parte do jogo - com ênfase nos minutos iniciais dos dois tempos. O time alemão apostou num 4-2-3-1, com Aubameyang e Grosskreutz abertos.

Depois de ter sido amplamente dominado no primeiro tempo, Arsène Wenger ainda tentou mudar o perfil do Arsenal. Ele trocou Özil e Ramsey por Chamberlain e Cazorla no segundo tempo, e com isso ganhou mais presença ofensiva. Contudo, isso não foi suficiente para ameaçar o domínio dos mandantes no duelo.

Para lembrar:

De novo. Arsenal e Borussia Dortmund também estiveram na mesma chave na fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa de 2013. O time alemão venceu por 2 a 1 no primeiro duelo, na Inglaterra, mas perdeu em casa por 1 a 0.

Série. A derrota em casa no ano passado encerrou um período positivo do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões. O time alemão tinha sete vitórias consecutivas como mandante no torneio até aquele duelo com o Arsenal.

Debutante. O jogo desta terça-feira marcou a estreia de Héctor Bellerín, lateral esquerdo escalado como titular no Arsenal. “Ele é rápido e finaliza bem as jogadas. Ainda precisa de um pouco de experiência, mas é um jogador muito perigoso”, analisou o técnico do time inglês, Arsène Wenger, em entrevista coletiva.

Líder. Com o triunfo desta terça-feira, o Borussia Dortmund começa como líder o Grupo D da Liga dos Campeões da Uefa. Na outra partida da chave, Galatasaray e Anderlecht empataram por 1 a 1.