Topo

Liga dos Campeões começa hoje. Veja 20 motivos para assistir

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 06h00

A Liga dos Campeões começa nesta terça-feira após uma surpreendente e intensa janela de transferências na Europa. Aqueles que já eram galácticos estão ainda mais badalados, como no caso do campeão Real Madrid, que participa da abertura da competição, às 15h45, contra o Basel (SUI), no Santiago Bernabéu. Torneio que tem boas chances de se polarizar entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, entre Real Madrid e Barcelona, e que tem tudo para ser histórico. Confira, abaixo, 20 motivos para assistir à competição que começa nesta terça-feira:

1. O campeão já perdeu duas vezes para o vice

Atletico - GERARD JULIEN / AFP - GERARD JULIEN / AFP
Imagem: GERARD JULIEN / AFP

O Real Madrid venceu o rival Atlético na final da Liga dos Campeões do ano passado, acabou com o azar que mais parecia uma maldição na competição, mas já viu que terá dificuldades semelhantes nessa edição: neste início de temporada, os rivais já se enfrentaram três vezes – duas pela Supercopa da Espanha e uma pelo Campeonato Espanhol – e o Atlético venceu duas.

2. Tem mais brasileiro que no Brasil

will - Stefan Wermuth/REUTERS - Stefan Wermuth/REUTERS
Imagem: Stefan Wermuth/REUTERS

São 82 brasileiros jogando a Liga dos Campeões, sem contar aqueles nascidos no Brasil que já defendem outros países. Alguns, como Neymar e Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e Dante (Bayern de Munique) têm mais chance de levantar a taça. Outros, como Ricardinho (Malmo-SUE), Wallace (Monaco-FRA), Leandro Salino (Olympiacos-GRE) e Wigor (Anderlecht-BEL), não são tão conhecidos.

3. Brasileiros nem tão brasileiros...

Rafa - AFP PHOTO / JOSEP LAGO - AFP PHOTO / JOSEP LAGO
Imagem: AFP PHOTO / JOSEP LAGO

Há jogadores como o lateral esquerdo Guilherme Siqueira, do Atlético de Madri, ou o meia Rafinha, do Barcelona, que têm dupla nacionalidade, mas que podem e devem defender o Brasil nos próximos anos.  Outros, como Diego Costa, nascido no Brasil e naturalizado espanhol, e Thiago Alcântara, filho de brasileiros, nascido na Itália e naturalizado espanhol, não defendem o país.

4. ‘Adeus’ do tiki-taka

Xavi olha  - Best Photo Agency & C / Pier Gia - Best Photo Agency & C / Pier Gia
Imagem: Best Photo Agency & C / Pier Gia

Essa Liga dos Campeões deve ser a última oportunidade de ver o tiki-taka ser praticado ao mais alto nível. No Barcelona, Xavi já não tem mais o protagonismo dos últimos sete anos. Aos 34 anos, começou a temporada no banco de reservas. O time agora treinado por Luis Enrique tem extrema qualidade, ainda mais depois da chegada do uruguaio Luis Suárez, mas já começa a deixar para trás os traços do estilo de jogo que dominou o planeta por anos.

5. Mas Xavi pode ser recordista

giggs - AP Photo/Jon Super - AP Photo/Jon Super
Imagem: AP Photo/Jon Super

Xavi tem 147 jogos pela Liga dos Campeões e está a quatro partidas de igualar o galês Ryan Giggs, ex-Manchester United, no recorde absoluto de partidas no torneio. Se fizer cinco partidas na Liga, será o maior de todos os tempos.

6. Casillas também. Só não pode perder a posição

keylor - EFE/Kiko Huesca - EFE/Kiko Huesca
Imagem: EFE/Kiko Huesca

O goleiro rival, Iker Casillas, também briga pelo recorde. Ele tem 142 jogos pela Liga e está a dez de superar Giggs. Depende, no entanto, de avançar às fases seguintes da competição e não perder a posição para o costa-riquenho Keylor Navas, destaque na Copa do Mundo de 2014 e recém contratado.

7. Domínio ainda espanhol

Real ney - EFE/Alberto Estévez - EFE/Alberto Estévez
Imagem: EFE/Alberto Estévez

A final da última edição foi entre os rivais de Madri. Para essa temporada, além da dupla, o Barcelona aparece entre os favoritos após a movimentação no mercado de transferências – um ataque com Suárez, Messi e Neymar faz frente a Gareth Bale, Cristiano Ronaldo e James Rodríguez. Além do trio, o Bayern de Munique do técnico espanhol Pep Guardiola, jogando à espanhola, também é um dos principais candidatos a levantar a taça – agora mais ainda, com a chegada do volante Xabi Alonso, que deixou o Real Madrid e foi destaque em seus dois primeiros jogos pelo time alemão.

8. Você conhece o Ludogorets? E o Maribor?

Ludogorets - Divulgação/Ludogorets - Divulgação/Ludogorets
Imagem: Divulgação/Ludogorets

Não? Pois a Liga dos Campeões apresenta seus participantes não tão conhecidos. O Ludogorets chega à competição como representante da Bulgária e com o reforço de quatro brasileiros: Júnior Quixadá, Júnior Caiçara, Wanderson e Marcelinho, igualmente desconhecidos. O Maribor, da Eslovênia, com os brasileiros Arghus e Marcos Tavares, terá vida dura no Grupo G, com Chelsea, Schalke 04 e Sporting.

9. Tem zagueiro pegador de pênalti

moti - EFE/VASSIL DONEV - EFE/VASSIL DONEV
Imagem: EFE/VASSIL DONEV

E ele vem do Ludogorets: Cosmin Moti, romeno de 29 anos, já é herói do clube búlgaro. Na fase preliminar da competição, viu o goleiro da equipe ser expulso no jogo de volta contra o Steaua Bucareste, calçou as luvas e teve de se virar na disputa por pênaltis após o empate agregado no tempo normal. E, quem diria?, pegou duas cobranças e levou a equipe à fase de grupos, ao lado de Real Madrid, Liverpool e Basel.

10. Promessa de oitavas épicas

oitavas - JOSEP LAGO/AFP - JOSEP LAGO/AFP
Imagem: JOSEP LAGO/AFP

Essa edição da Liga tem promessa concreta de enfrentamentos épicos nas oitavas de final. Se tudo correr como prometem as casas de apostas, é possível que 16 gigantes duelem a partir da segunda fase da competição. Tudo porque não há um grupo da morte.

11. Já teve gol de goleiro

Santa Coloma - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Foi do arqueiro espanhol Eloy Casals, pelo Santa Coloma, da Andorra. O time não chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas marcou história na fase preliminar. Jogando contra o Banants, da Armênia, ganhara por 1 a 0 o primeiro jogo e perdia por 3 a 1 quando o goleiro espanhol foi à área adversária. Um companheiro cobrou falta de trás do meio de campo, a bola foi escorada para o meio da área e Casals aproveitou – e não foi de cabeça: dominou e finalizou pro gol. O Santa Coloma acabou eliminado na fase seguinte, contra o Maccabi Tel Aviv.

12. Cristiano Ronaldo x Messi

ronaldo messi - Efe - Efe
Imagem: Efe

Essa briga não é pelo título, nem pelo prêmio de melhor do mundo no fim deste ano. É pela artilharia de todos os tempos da Liga dos Campeões. Hoje, o português do Real Madrid tem 68 gols. Messi, pelo Barcelona, tem 67, um a menos. Ambos perseguem o espanhol Raúl, ídolo do Real Madrid, com 71 gols na competição.

13. Cristiano Ronaldo: imbatível nos gols

ronaldo gols - Jasper Juinen/Getty Images - Jasper Juinen/Getty Images
Imagem: Jasper Juinen/Getty Images

Cristiano Ronaldo é quem está mais próximo de superar Raúl e é aquele que detém uma marca absolutamente estratosférica: 17 (dezessete) gols marcados numa única edição da Liga dos Campeões, no ano passado, terminando com título do Real Madrid. Agora, candidatos como Messi, Suárez, Neymar, Lewandowski e Ibrahimovic podem tentar chegar perto.

14. Lionel Messi: imbatível nos prêmios

messi bola ouro - OLIVIER MORIN/AFP - OLIVIER MORIN/AFP
Imagem: OLIVIER MORIN/AFP

O argentino do Barcelona venceu quatro vezes o prêmio de melhor jogador da competição, em 2008-09, 2009-10, 2010-11 e 2011-12. Só ele e Gerd Müller, pelo Bayern de Munique, detêm o mesmo número de prêmios. Agora, Messi pode se isolar como o mais premiado. Cristiano Ronaldo venceu três vezes o prêmio de melhor jogador, e pode igualar o argentino.

15. O gol de R$ 240 milhões

James Real - AFP PHOTO/ GERARD JULIEN - AFP PHOTO/ GERARD JULIEN
Imagem: AFP PHOTO/ GERARD JULIEN

O Real Madrid pagou 80 milhões de euros (R$ 240 milhões) para tirar o colombiano James Rodríguez do Monaco. O meia, autor do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2014, contra o Uruguai, costuma dar espetáculos semelhantes a cada vez que entra em campo.

16. A última chance de Ibrahimovic?

Ibrahimovic ficou de fora do jogo devido à lesão -  -

Zlatan Ibrahimovic, um dos jogadores mais espetaculares do mundo, está com 32 anos e pode jogar sua última temporada no auge. Por enquanto, ele continua fazendo gols sensacionais. No Paris Saint-Germain, o atacante sueco briga pelo primeiro título – mesmo com toda a qualidade e com toda a marra, ele nunca ergueu o troféu.

17. França endinheirada

Monaco PSG - BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS - BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS
Imagem: BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS

A qualidade do futebol francês se mostra ao ser representada por dois clubes que entram na competição com boas chances de causar surpresa. No caso do Paris Saint-Germain, de Ibrahimovic, não seria nem surpresa, mas sim um reflexo dos milhões investidos: hoje o time tem Thiago Silva e David Luiz na zaga, além de Marquinhos no banco. No setor ofensivo, além do craque sueco, joga com Lucas, Cavani, Lavezzi, Pastore, Cabaye e outros. O Monaco, outro milionário, não tem mais Radamel Falcao, mas tem bom elenco, além do lateral direito brasileiro Fabinho, substituto de Maicon na seleção brasileira.

18. A surpresa espanhola

bilbao - AFP PHOTO / RAFA RIVAS - AFP PHOTO / RAFA RIVAS
Imagem: AFP PHOTO / RAFA RIVAS

Higuain, Hamsik, Zuñiga, Henrique, Albiol, Callejón e Rafa Benítez no banco. O Napoli tem um belo elenco, foi o 3º na última temporada na Itália e não está na Liga dos Campeões: não está porque foi eliminado pelo Athletic Bilbao, da Espanha, na fase preliminar. O clube basco, que só trabalha com jogadores nascidos na província, surpreende com futebol bem praticado e pode aparecer bem no torneio porque está no Grupo H, o mais fácil, ao lado de Porto, Shakhtar Donetsk e BATE Borisov.

19. Douglas no Barcelona

refuerzo - Xinhua/Marcio Machado/ZUMA Wire/ZUMAPRESS - Xinhua/Marcio Machado/ZUMA Wire/ZUMAPRESS
Imagem: Xinhua/Marcio Machado/ZUMA Wire/ZUMAPRESS

Quem ainda se surpreende com a transferência mais inesperada da última janela pode ter a chance de comprová-la em grande estilo: Douglas, que trocou o São Paulo pelo Barcelona, está inscrito na Liga dos Campeões.

20. O reencontro de Balotelli com o Real

balofanny - Reprodução/Daily Mail - Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

Em 2013, o Real Madrid perdera por 4 a 1 do Borussia Dortmund na semifinal da Liga quando o atacante italiano Mario Balotelli afirmou que “presentearia” o time espanhol com sua namorada, Fanny Neguesha, caso o Dortmund fosse superado. Não aconteceu. Agora pelo Liverpool, Balotelli reencontra os atuais campeões na fase de grupos.