Topo

O 1º dia da Liga dos Campeões deixou muita gente feliz na Itália

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 20h51

A Itália é representada por dois clubes na fase de grupos da Liga dos Campeões, e só um deles entrou em campo no primeiro dia do torneio. Mesmo assim, muita gente no país deve ter terminado a rodada com um sorriso no rosto.

A começar pela Juventus. Com dois gols de Tevez, a Velha Senhora bateu o Malmo por 2 a 0 e é líder do Grupo A, empatada com o Olympiacos e três pontos à frente do Atlético de Madri. De quebra, o argentino derrubou um jejum incômodo de cinco anos sem gols no torneio – seu último havia sido em 2009, ainda pelo Manchester United.

Quem se preocupa com a seleção também deve ter comemorado os resultados. Balotelli e Immobile, dois dos maiores talentos italianos no setor ofensivo, marcaram nas vitórias de suas equipes – Liverpool e Borussia Dortmund, respectivamente.

Por último, para aqueles mais apegados ao nacionalismo, até o Real deve ter sido motivo de animação. O time merengue atropelou o Basel por 5 a 1 e largou bem na busca pelo bicampeonato. O técnico do time? O italiano Carlo Ancelotti.

A nota triste, por assim dizer, foi Cesare Prandelli. Treinador da Itália no fracasso da última Copa do Mundo, ele hoje comanda o Galatasaray, que empatou em casa por 1 a 1 com o Anderlecht.

Mostrar força no âmbito europeu, hoje em dia, é importante para os italianos. Com o futebol local em crise, o país perdeu uma das quatro vagas que tinha na Liga. Juventus e Roma foram direto para a fase de grupos, mas o Napoli, dono do terceiro posto, caiu na fase eliminatória, abalando mais ainda o moral do país da Bota.