Topo

Com três de argelino e passe de Danilo, Porto goleia na Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 17h35

Não foi de nenhum dos favoritos ao título a maior goleada da primeira rodada da Liga dos Campeões da Uefa, e também não foi nenhum dos jogadores mais badalados o primeiro a fazer três gols numa partida da competição europeia. Com um hat-trick do argelino Brahimi e uma assistência do brasileiro Danilo, o Porto venceu o Bate por 6 a 0 nesta quarta-feira (17), em Portugal, na abertura do Grupo H.

Brahimi, 24, nasceu na França e é naturalizado argelino. Ele disputou a Copa de 2014, no Brasil, e foi contratado pelo Porto para esta temporada. O camisa 8 esteve em campo por 59 minutos, marcou três vezes e ainda participou da maioria das jogadas ofensivas do Porto.

O gol em que Danilo deu uma assistência foi marcado pelo colombiano Jackson Martínez. O lateral direito brasileiro foi titular e também teve atuação destacada nesta quarta-feira. Horas antes, ele havia sido convocado por Dunga para a seleção brasileira que enfrentará Argentina (11/10,em Pequim) e Japão (14/10, em Cingapura).

Com três pontos, o time português é o líder do Grupo H da Liga dos Campeões. Athletic Bilbao e Shakhtar, que estão na mesma chave, empataram por 0 a 0 nesta quarta-feira e têm um ponto.

Fases do jogo: O Porto ainda não havia criado nenhuma jogada perigosa aos 5min, quando Brahimi abriu o placar – até aquele momento, o Bate tinha até mais posse de bola. O gol do camisa 8 aconteceu no primeiro grande ataque dos donos da casa, após uma defesa parcial de Chernik.

O gol impediu que o Bate ficasse limitado a defender. O time visitante teve de sair e chegou a ameaçar o gol de Fabiano aos 12min, mas o Porto respondeu no minuto seguinte com uma conclusão de Jackson Martínez. Até ali, os donos da casa tinham menos a bola, mas eram mais incisivos.

Isso mudou a partir da vantagem no placar. O Porto passou a controlar mais o jogo, criou oportunidades e chegou ao segundo gol aos 32min, novamente com Brahimi, em jogada individual.

Cinco minutos depois, Danilo cruzou para Jackson Martínez, que completou para as redes e fez o terceiro do Porto.

A vantagem mudou mais uma vez o ritmo do jogo. O Porto diminuiu a velocidade, passou a trocar mais passes e criou pouco no segundo tempo. Martínez chegou a finalizar com perigo aos 6min, mas o time português só voltou a ameaçar o gol do Bate aos 12min, quando Brahimi marcou pela terceira vez na partida.

Brahimi já havia sido substituído por Evandro aos 16min do segundo tempo, quando Quaresma cobrou escanteio. Adrián López aproveitou e fez o quinto do Porto. Aos 31min, Aboubakar ainda anotou o sexto.

O melhor: Brahimi. O camisa 8 do Porto foi o primeiro jogador nesta edição da Liga dos Campeões a fazer três gols num mesmo jogo, feito que nem Cristiano Ronaldo e nem Lionel Messi conseguiram. Aliás, jamais um argelino havia balançado as redes três vezes numa partida da competição europeia de clubes.

O pior: Mladenovic. O volante do Bate deixou o jogo sem fazer nenhum desarme, completou menos de 60% dos passes tentados e ainda foi batido com facilidade nos gols do Porto.

Toque dos técnicos: O Porto foi montado por Julen Lopetegui num 4-3-3 e soube explorar os lados do campo – principalmente a esquerda, onde jogou Brahimi. A proposta dos donos da casa foi auxiliada pelo momento do primeiro gol, marcado logo aos 5min.

A partir disso, Aleksandr Yermakovich abriu mão da proposta defensiva e tentou ficar com a bola. O Bate também usou dois jogadores abertos e três no meio, mas adotou um posicionamento bem mais compacto do que o Porto.

O problema é que a saída para o jogo foi a morte para o Bate, que deu espaços demais para o Porto jogar. O time da casa soube aproveitar isso e resolveu o jogo ainda no primeiro tempo. No segundo, limitou-se a aproveitar os erros dos rivais.

Para lembrar:

O primeiro. Brahimi não foi apenas o primeiro argelino a marcar três gols num jogo da Liga dos Campeões da Uefa. Ele também foi o primeiro atleta em todos os tempos a atingir o feito com a camisa do Porto.

Artilheiro. Jackson Martínez marcou quase um terço dos gols de jogadores colombianos na história da Liga dos Campeões da Uefa. Ele fez seis de um total de 19.

Rotina. Brahimi e Jackson Martínez já haviam feito os gols que colocaram o Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. O time português teve de eliminar o Lille em um playoff para chegar a essa etapa.

Estreia. O jogo desta quarta-feira foi o primeiro de Aleksandr Yermakovich como treinador do Bate na fase de grupos da Liga dos Campeões. O time de Belarus já havia disputado essa etapa em três oportunidades, sempre com Viktor Goncharenko como técnico.

Sem gols. No outro jogo da primeira rodada do Grupo H, Athletic Bilbao e Shakhtar Donetsk empataram por 0 a 0 nesta quarta-feira. O time ucraniano, que jogou fora de casa, teve seis brasileiros como titulares: Márcio Azevedo, Fernando, Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison e Luiz Adriano. Marlos e Fred entraram no segundo tempo.