Topo

Renegados por Dunga brilham na primeira rodada da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 18h12

No primeiro grande teste para os grandes do futebol europeu, os brasileiros que mais se destacaram foram justamente aqueles que não estão na seleção. Esquecidos por Dunga na convocação que foi anunciada nesta quarta, Hulk, Maicon e Lucas ofuscaram selecionáveis como Neymar, David Luiz e Mário Fernandes.

O trio de renegados foi decisivo na primeira rodada da Liga dos Campeões, o principal torneio do Velho Continente.

Hulk, por exemplo, fez o primeiro gol da competição, abrindo o placar na vitória do seu Zenit sobre o Benfica. O gol de categoria, com um toque por cobertura, rendeu ao atacante diversos elogios, mas não convenceu Dunga. O técnico da seleção brasileira disse estar “surpreso” com a recuperação rápida de Hulk, cortado na convocação passada, e deixou no ar certa insatisfação com o jogador.

Maicon, dispensado da última reunião da seleção por indisciplina, marcou um gol e atuou bem na goleada da sua Roma sobre o CSKA. O detalhe é que do outro lado estava justamente Mário Fernandes, que Dunga chamou para o lugar do veterano lateral. Na convocação desta quarta, o treinador nem falou no nome do antigo homem de confiança.

Lucas, outro ignorado na convocação da seleção, foi fundamental no empate do PSG contra o Ajax. Foi ele quem roubou uma bola na área dos holandeses e iniciou a jogada do gol de Cavani, no empate por 1 a 1.

Como se saíram os convocados
O trio foi melhor que quase todos os nomes lembrados por Dunga. Neymar, por exemplo, tentou durante os 90 minutos em que o Barcelona enfrentou o APOEL, mas esbarrou na falta de precisão dos seus companheiros e saiu de campo sem ser decisivo.

No PSG, os zagueiros David Luiz e Marquinhos não conseguiram conter a pressão do Ajax, assim como Miranda falhou ao tentar parar o ataque do Olympiacos, que fez 3 a 2 no Atlético de Madri.

Filipe Luís, Ramires, Willian e Oscar estiveram em campo pelo Chelsea, mas foram coadjuvantes no tropeço diante do Schalke 04, em Londres. Fernandinho, pelo City, e Philippe Coutinho, pelo Liverpool, passaram igualmente em branco.

Dos convocados, o único que se destacou foi o lateral direito Danilo. Titular de Dunga no amistoso contra o Equador, substituindo Maicon, ele deu uma assistência e foi importante na goleada do Porto sobre o Bate Borisov, por 6 a 0.