Topo

Sporting chora "traição" com empate nos acréscimos e gol de filho de rival

Luka Zahovic, autor do gol do Maribor, é filho de Zlatko Zahovic, ex-jogador de Vitória de Guimarães, Porto e Benfica - Reprodução
Luka Zahovic, autor do gol do Maribor, é filho de Zlatko Zahovic, ex-jogador de Vitória de Guimarães, Porto e Benfica Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 09h08

Classificação e Jogos

O torcedor do Sporting que acompanhava a partida desta quarta-feira contra o Maribor pela primeira rodada do Grupo G da Liga dos Campeões da Europa pode ter experimentado uma desagradável sensação de déjà vu. Um “será?”, um “não é possível”.

Explica-se. O time português vencia o rival da Eslovênia fora de casa por 1 a 0 até os acréscimos da partida. Foi aí que a zaga sportinguista falhou feio para afastar uma bola e permitiu o gol de empate, marcado de cabeça por Luka Zahovic, de 18 anos.

O sobrenome do jovem atacante é bastante conhecido do torcedor do Sporting. Luka Zahovic é filho de Zlatko Zahovic, ex-atacante com passagem vitoriosa por rivais do clube de Lisboa – mais especificamente, por Vitória de Guimarães (1993 a 1996), Porto (1996 a 1999) e Benfica (2001 a 2005). Em dez temporadas no futebol lusitano, foram oito títulos, sendo quatro do Campeonato Português (1997, 1998, 1999 e 2005) e duas Taças de Portugal (1998 e 2004), 

Foi durante a passagem pelo Vitória de Guimarães que Zlatko teve seu filho Luka, nascido em Portugal. Considerado o principal jogador esloveno da história, Zlatko se aposentou em 2005, retornando em 2007 a seu país. Lá, assumiu o cargo de diretor de futebol do Maribor, pelo qual jogou nas categorias de base no final da década de 80.

Nesta reta final de carreira, Zlatko acompanhou o surgimento de Luka. Enquanto o pai jogava no Benfica, o filho atuava nas categorias de base do clube encarnado. Ali ficou até 2007, mudando-se com a família de volta para Maribor. A partir de 2008, não teve dificuldades para se encaixar nas categorias de base do próprio Maribor.

Em 2013, Luka foi promovido ao elenco principal do clube esloveno. Após um breve empréstimo ao Verzej, retornou ao Maribor. Nesta quarta-feira, fez seu primeiro jogo pela Liga dos Campeões, saindo do banco para substituir Dare Vrsic. No fim do jogo, fez o gol do empate contra o Sporting.

O feito, é claro, repercutiu em Portugal. Não apenas pelos dois pontos que o Sporting deixou de somar, mas pelo inusitado protagonista do empate. A capa do jornal “Record”, por exemplo, destacou o que chamou de “dupla traição” – não apenas pela punhalada sofrida pelo time de Lisboa no fim do jogo, mas também pelo gol marcado pelo “filho de Zahovic”.