Topo

Popstars da Copa, Neymar e David Luiz serão adversários pela primeira vez

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 06h00

Se você estava vivo e no Brasil entre junho e julho desse ano, dificilmente passou um dia sem ver Neymar ou David Luiz. Protagonistas dos noticiários, fenômenos de audiência nas redes sociais e garotos-propaganda de todo tipo de produto, eles foram os maiores popstars de uma seleção que passou longe de chegar lá, mas fez barulho no caminho que traçou. Nesta terça, eles se enfrentam pela primeira vez na carreira no aguardado confronto entre PSG e Barcelona, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O duelo entre os dois amigos será uma das atrações do confronto, que ainda reúne nomes como Lionel Messi, Iniesta, Lucas, Marquinhos e Cavani, entre outros. Para o torcedor brasileiro, porém, deve ser estranho ver Neymar e David Luiz em lados opostos do campo.

Os dois estrearam juntos na seleção brasileira principal: em 2010, foram convocados por Mano e escalados como titulares no primeiro jogo após a Copa na África do Sul, uma vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Desde então, quando não estavam juntos defendendo o Brasil, eles tinham um continente entre eles.

David já estava na Europa quando Neymar se profissionalizou, em 2009. Em 2011, o zagueiro trocou o Benfica pelo Chelsea, e ficou na Inglaterra até o meio desse ano, quando foi para o PSG. Já Neymar ficou no Santos até o meio do ano passado, e agora está em sua segunda temporada pelo Barcelona.

Na última Liga dos Campeões, eles tinham tudo para fazer um grande duelo às vésperas da Copa. O problema é que o Barcelona de Neymar foi surpreendido pelo Atlético de Madri nas quartas, que encarou e venceu o Chelsea na semi e só perderia para o Real na grande decisão.

Histórico na seleção
Os dois ganharam a chance de um reencontro nesta terça. Para quem acompanhou com atenção a Copa do Mundo no Brasil, será o duelo entre os dois jogadores mais populares do time que começou o torneio nos braços do povo e terminou com um vexame histórico.

Durante o Mundial, ninguém fez tantos comerciais quanto eles. Segundo um levantamento da Máquina do Esporte, site especializado no assunto, David Luiz representou sete marcas durante a Copa (Pepsi, Directv, Itaú, Gatorade, Seguros Unimed, Vivo e Tam). Neymar, líder absoluto nesse ranking, tinha 14 patrocinadores (Red Bull, Tenyspé, Guaraná Antarctica, Claro, Lupo, Panasonic, Heliar, Volkswagen, Unilever, Santander, Castrol, Mentos, Police e Rexona).

Ativos nas redes sociais, os dois ajudaram bastante a seleção a chegar a 533 fotos postadas no Instagram ao longo da Copa do Mundo, número que dá a medida do quanto o time de Luiz Felipe Scolari se preocupou em mostrar seu dia-a-dia para o público. Complete essa exposição com aparições em programas da Globo, a descontração na rotina da Granja Comary e você tem a mistura que fez David Luiz e Neymar serem os mais queridos da torcida.

Só que a queda foi dura para ambos. O zagueiro estava em campo e foi muito mal diante da Alemanha. Neymar estava lesionado, mas entrou no pacote das críticas pelo clima criado na concentração ao longo da preparação. A superexposição foi criticada por Dunga, que distribuiu alfinetadas nos dois assim que assumiu a seleção.

Confronto desta terça
Hoje, os dois tentam a volta por cima. Neymar está bem no seu segundo ano de Barcelona, com seis gols em seis jogos e exaltado pela imprensa europeia. Nesta terça, ele deve ser uma das principais armas do time catalão, que venceu o APOEL na estreia com um modesto 1 a 0 e pode jogar só com dois atacantes em Paris.

"Neymar é jogador de altíssimo nível. O primeiro ano num clube nunca é fácil, embora eu ache que ele tenha feito uma boa temporada. Neste ano, ele está encontrando o caminho do gol", disse Luis Enrique, técnico do Barcelona, à AFP

Para David Luiz, parar o Barcelona significará uma mini-reação para um começo ruim do PSG. Sem Thiago Silva, lesionado, o time parisiense é só o quarto colocado no Francês. Para piorar, começou a Liga dos Campeões com um empate fora de casa contra o Ajax, o que faz o jogo contra o Barcelona ser ainda mais importante.

O problema é que o time de David Luiz não terá sua principal arma ofensiva. Com uma lesão em um dos calcanhares, Ibrahimovic foi vetado do confronto. Mais responsabilidade ainda para o zagueiro da seleção, que terá de parar Neymar e Messi e torcer por Cavani, Lucas e companhia na frente. 

"É um prazer jogar contra grandes estrelas em jogos como esse. Nós, jogadores, vivemos para momentos assim. Mas não tem só Messi e Neymar, outros podem fazer a diferença a qualquer momento", disse David Luiz ao jornal Le Parisien