Topo

Julio Cesar falha, e Leverkusen vence Benfica de seis brasileiros

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 17h35

O Bayer Leverkusen (ALE) recebeu o Benfica (POR) nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo C da Liga dos Campeões, e se recuperou da derrota sofrida para o Monaco (FRA) na primeira rodada. Venceu por 3 a 1, com gols de Kiessling, Son Heung-Min e Çalhanoglu, e colaboração do goleiro brasileiro Julio Cesar, que atuou na Copa do Mundo de 2014 e agora é titular do time português – no primeiro gol, ele espalmou nos pés de Kiessling e permitiu que o time da casa abrisse o placar.

O Benfica não tem um time de seleção, mas tem bons jogadores na equipe titular. Entre todos que atuaram pelo clube português nesta quarta-feira – incluindo os que vieram do banco de reservas – foram seis brasileiros em ação na Alemanha: o goleiro Julio Cesar, os zagueiros Jardel e Luisão, o meia Talisca e os atacantes Derley e Lima. Do lado do Leverkusen, o lateral esquerdo Wendell representou a amarelinha.

Fases do jogo

O Leverkusen dominou o jogo no primeiro tempo, que acabou com vantagem de 2 a 0 para os donos da casa. A diferença poderia ser maior se os alemães tivessem aproveitado os vacilos da equipe portuguesa. Kiessling abriu o placar após Julio Cesar rebater bola fácil. Aproveitou e fez. Depois, o sul-coreano Son Heung-Min aproveitou boa jogada pela direita para ampliar. Chutou no canto direito, alto, e Julio Cesar nem foi na bola.

O Benfica voltou melhor do intervalo, mas ainda inferior ao Leverkusen. Çalhanoglu perdeu gol incrível, que seria o terceiro dos alemães. Recebeu na pequena área, rigorosamente sem goleiro, se esticou par afinalizar, mas chutou para fora, a menos de um metro do gol.

O Benfica diminuiu a conta com o argentino Eduardo Salvio, que fez boa jogada pela direita, invadiu a área, cortou para dentro e finalizou de esquerda. Depois, no entanto, Çalhanoglu se redimiu do gol absurdo perdido e ampliou: 3 a 1.

O melhor – Son Heung-Min

O sul-coreano teve excelente atuação no campo de ataca. Criou o primeiro gol, de Kiessling, e fez o segundo. Foi o principal articulador ofensivo do Bayer Leverkusen e mostra cada vez mais potencial.

O pior – Julio Cesar

Jogou contra um time superior, mas nem tão superior. Deveria ter segurado a bola que largou nos pés de Kiessling. No segundo gol dos alemães, nem foi para a bola.

Para lembrar

Leverkusen e Benfica estão no Grupo C, ao lado de Zenit e Monaco, que haviam vencido na primeira rodada e hoje se enfrentaram na Rússia, com empate por 0 a 0. Desta forma, com a vitória na Alemanha o Leverkusen fica na terceira posição do grupo. Zenit e Monaco ocupam as duas primeiras vagas, de classificação às oitavas de final. O Benfica acumula duas derrotas e ocupa a lanterna.