Topo

Barça e Real têm um problemão: lembrar jogadores que a Liga existe

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 06h00

O jogo mais esperado do semestre ocorrerá no próximo sábado, quando os estrelados Real Madrid e Barcelona se enfrentarão pela primeira vez no ano, na estreia de Luis Suárez pelo time catalão. O problema é que, antes disso, ambos têm compromissos importantes pela Liga dos Campeões. Como fazê-los, então, se esquecer do “Superclássico”?

A julgar pelo que diz a imprensa espanhola, será tarefa das mais difíceis. Nesta terça o Barcelona recebe o Ajax no Camp Nou para se reabilitar da derrota sofrida para o PSG na última rodada, em Paris. Na quarta, o Real Madrid vai até Liverpool enfrentar o time inglês no confronto mais difícil da primeira fase. Os desafios continentais, porém, ainda ocupam menos manchetes que o clássico do próximo sábado, que será disputado no Santiago Bernabeu.

“A única partida que temos em mente é a do Ajax”, tentou esconder Luis Enrique, técnico do Barcelona, sem conseguir fugir do assunto. No fim, ele teve de falar até da escalação que colocará em campo contra o Real. “Primeiro vou dizer a [Carlo, técnico do Real Madrid] Ancelotti, para que ele não seja pego de surpresa. Vou mostrar para que ele perceba minha sinceridade, e também para que ele faça o mesmo e a gente não cause muito dano”, brincou o comandante do time catalão.

A expectativa é mútua. No lado do Real Madrid, a divulgação da lesão de Bale por uma lesão no glúteo repercutiu no mundo inteiro. Desfalque contra o Liverpool? Também, mas principalmente contra o Barcelona, como noticiaram os principais veículos de imprensa do mundo.

O AS, de Madri, já publicou nesta segunda quem está na frente nas casas de aposta. O Marca, por meio de um de seus colunistas, alfinetou o Barcelona dizendo que Messi manda no time, depois do argentino rodar o mundo recusando uma substituição proposta por Luis Enrique. O Sport, no caminho contrário, escreveu que os rivais da capital querem plantar uma crise inexistente na Catalunha.

A atenção ao clássico é justificada, mas poderia ser dividida com a Liga dos Campeões. Liverpool x Real Madrid, em Anfield, reúne dois dos maiores gigantes europeus em um palco tradicional. Barcelona e Ajax, da mesma forma, contrapõem duas escolas que tradicionalmente mantém relações vitoriosas, ainda que os holandeses hoje estejam bem mais distantes de glórias europeias como nos tempos de Cruyff.

Além do contexto histórico, os duelos também são decisivos para a Liga. Vencer o Ajax fará o Barcelona manter a perseguição ao PSG, líder da chave, e afastar a chance de uma zebra. Para o Real, um triunfo fora de casa praticamente garante a classificação antecipada, deixando os ingleses com uma tarefa inglória em um grupo bem equilibrado. 

Velhos amigos

Luis Enrique, hoje técnico do Barcelona, nos tempos em que jogava pelo clube catalão - Sergio Perez/REUTERS - Sergio Perez/REUTERS
Luis Enrique, hoje técnico do Barcelona, nos tempos em que jogava pelo clube catalão
Imagem: Sergio Perez/REUTERS

Luis Enrique e Frank de Boer, técnico de Barcelona e Ajax, respectivamente, são companheiros de longa data. De 1999 a 2003, os dois dividiram o vestiário no time catalão, nos tempos de meia e zagueiro, respectivamente. Nesta terça, o reencontro será especial e cheio de reverências.

“Nos dávamos muito bem, estou ansioso para revê-lo, mas ainda não nos falamos. Claro que temos semelhanças. Não posso avaliar seu trabalho, mas é claro que vemos futebol de forma semelhante”, disse Luis Enrique, na coletiva pré-jogo oficial da Uefa.

“Era um dos capitães, um lutador, um ganhador, um esportista que deixava 100% ou 200%. Um exemplo como profissional e isso se viu depois, quando ele passou a correr provas de triatlo e maratonas”, disse De Boer, referindo-se a um dos hobbies de Luis Enrique depois da aposentadoria dos gramados.

Balotelli na mira em Liverpool

Mario Balotelli, atacante do Liverpool, deita no chão na partida contra o Basel - REUTERS/Arnd Wiegmann - REUTERS/Arnd Wiegmann
Mario Balotelli, atacante do Liverpool, deita no chão na partida contra o Basel
Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann

Aposta arriscada, o italiano até agora não deu certo. No último fim de semana, Balotelli chamou atenção ao perder uma chance claríssima, de frente para o gol, na suada vitória sobre o QPR. Se já estava na mira da imprensa, o centroavante marrento ficou de vez na mira dos críticos.

O Daily Mail, por exemplo, mostrou que, contando os cinco principais campeonatos do Velho Continente, nenhum outro atacante que deu 30 chutes está em branco. Desde que chegou ao Liverpool, Balotelli só marcou no primeiro jogo da Liga dos Campeões e empilhou oportunidades perdidas.

Mais que isso, os jornais reclamam da postura de Balotelli, que nos tempos de Manchester City tinha uma postura considerada “imatura”, reagindo com desânimo às adversidades. Como substituto de Luis Suárez, ele teria de fazer diferente dessa vez para não arrastar todo o Liverpool consigo.