Topo

Maribor dá 'ajudinha', e Chelsea goleia na Liga mesmo sem Diego Costa

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 18h36

Em situações normais, já seria complicado para o Maribor, da Eslovênia, conter o ataque do poderoso Chelsea no Stamford Bridge. Nesta terça-feira, o time ainda facilitou a missão do rival inglês, na terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em casa, a equipe de José Mourinho 'ganhou' dois pênaltis e um gol contra de presente para vencer por 6 a 0 - e ainda viu o rival desperdiçar uma penalidade.

Com o resultado, o Chelsea mantém a liderança do Grupo G da competição europeia, com sete pontos. A segunda colocação é do Schalke 04, da Alemanha, que sofreu, mas venceu o Sporting por 4 a 3 nesta terça-feira - o gol da vitória só saiu de pênalti, nos acréscimos, e o time alemão jogou com um a mais em campo desde os 33min do primeiro tempo, quando o zagueiro brasileiro Maurício foi expulso.

O Schalke tem cinco pontos, seguido do Maribor, com dois pontos no terceiro lugar, e o lanterna Sporting, de Portugal, com apenas um ponto.

Fases do jogo: Sem poder contar com o lesionado Diego Costa, o Chelsea entrou em campo mais uma vez com o francês Loic Rémy como titular. O jogador manteve o nível e precisou de apenas 12 minutos para inaugurar o marcador no Stamford Bridge: dominou na entrada da área, pela direita, puxou para a esquerda e acertou o canto do goleiro do Maribor, Handanovic.

Pouco depois, no entanto, o jogador sentiu lesão e deixou o gramado mancando para dar lugar ao veterano Didier Drogba, que também foi às redes. Aos 22min, o brasileiro Willian invadiu a área pela esquerda e tentou passar, mas Mertelj desviou a bola com a mão, e o árbitro deu pênalti. O atacante marfinense foi para a cobrança e, com categoria, acertou o canto esquerdo.

Com a boa vantagem e mais tranquilo, o Chelsea usou sua principal arma contra o Maribor: o contra-ataque. Aos 30min, Hazard partiu em velocidade pela direita e esperou a chegada de Cesc Fábregas, que recebeu na ponta e cruzou rasteiro para o zagueiro John Terry, de surpresa e livre, empurrar para dentro, anotando o terceiro gol do anfitrião.

Logo no início do segundo tempo, o Chelsea chegou ao quarto gol em jogada iniciada com belo drible do brasileiro Filipe Luis dentro da área, pela esquerda. Ele cruzou rasteiro, mas a bola passou na frente da zaga. No rebote, Hazard tentou cruzar, mas acertou a perna Viler, o que fez a bola entrar no gol.

O Maribor, que pouco conseguiu produzir no jogo, desperdiçou uma penalidade cometida por Matic em Ibrahimi, aos 18min. O próprio Ibrahimi foi para a cobrança, mas acertou a trave de Peter Cech. Aos 32min, o time esloveno fez mais um pênalti, desta vez de Suler em Ivanonic, em meio a dividida na área. Hazard cobrou e converteu. Aos 44min, ele fez um golaço ao driblar dois marcadores e bater cruzado para fechar o placar.

O melhor: Hazard. Iniciou a jogada do segundo gol e participou também do quarto tento. Converteu o pênalti do quinto gol, fez um golaço para fechar o placar e ainda criou outras boas chances para os atacantes do Chelsea.

O pior: a defesa do Maribor. Além de não ser párea para o ataque do Chelsea, ainda facilitou a missão do adversário, com um gol contra e dois pênaltis - um deles por um toque com a mão na bola.

Para lembrar:

Problema? Sem Diego Costa, que se recupera de um antigo problema físico na coxa, José Mourinho apostou em Loic Rémy para ser a referência do ataque do Chelsea. Funcionou, e o francês marcou um gol, mas foi substituído ainda no primeiro tempo, mancando. As opções diminuem, e Drogba pode herdar a vaga titular.

De volta para valer. Depois de entrar na vaga de Rémy, Drogba mostrou o moral que tem no Chelsea ao assumir a cobrança de pênalti feito por um toque na mão dentro da área do Maribor. Com categoria, ele marcou pela primeira vez desde que voltou ao clube, em junho.