Topo

Na Espanha, Neymar vira "rei" e entra na "santíssima trindade" do Barça

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 20h02

A rotina vai se repetindo. A cada grande atuação, a dupla Messi-Neymar derrete mais os corações da imprensa espanhola. Depois de decidir a vitória do Barcelona por 3 a 1 sobre o Ajax, a parceria recebeu diversos elogios às vésperas do Superclássico com o Real Madrid, quando ambos serão protagonistas.

“Santíssima Trindade”, escreveu o Mundo Deportivo, destacando as atuações de Messi, Neymar e Iniesta como pilares do bom começo de temporada do Barcelona. “O rei Neymar chega aos dez gols”, disse o Sport, destacando o faro de artilheiro do brasileiro, líder no quesito entre os catalães até o momento.

A parceria entre os dois não passou batida nem entre os jornais de Madri, que na semana do clássico naturalmente reduzem os elogios ao maior rival. “Anda de dulce [doce]”, escreveu o AS, usando uma expressão que mostra o encantamento de Neymar em campo. “Messi mostrou todas as suas armas”, emendou o Marca.

Os números mostram que é mesmo difícil ignorar a combinação entre os dois, pelos quais passaram 24 dos 28 gols do Barcelona na temporada até agora, contando gols e assistência, segundo o twitter @MisterChip, especializado em estatísticas. Nos últimos cinco jogos, Neymar e Messi foram às redes pelo menos uma vez cada, somando sete e seis gols, respectivamente.

O El Pais, geralmente mais sóbrio que os jornais exclusivamente esportivos, lembrou que nem Messi nem Neymar vivem momentos tranquilos fora de campo. O argentino responde à Justiça da Espanha por sonegação e o brasileiro ainda presta contas da sua transferência. Em campo, porém, os dois parecem se esquecer de todo o resto.

“Não há um dia em que não saia uma notícia de uma demanda [judicial], da mesma maneira que não passa uma partida sem que Messi e Neymar sejam protagonistas no Barcelona”, disse o El Pais