Topo

Luiz Adriano faz 5 gols e quebra quatro recordes de uma vez pelo Shakhtar

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 17h53

O brasileiro Luiz Adriano conseguiu uma atuação histórica nesta terça-feira, na vitória do Shakhtar Donetsk sobre o BATE Borisov por 7 a 0, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Minsk, na Belarus.

O ex-atacante do Inter de Porto Alegre anotou cinco gols (quatro no 1º tempo) e, de uma só vez, quebrou quatro recordes.

Luiz Adriano se tornou o primeiro brasileiro a marcar cinco gols em uma partida da Liga dos Campeões, igualando feito do argentino Lionel Messi, do Barcelona. Dois dos gols saíram em cobranças de pênalti.

Antes, ainda na era romântica do torneio (Copa dos Campeões), somente José Altafini havia conseguido a mesma marca. O jogador conhecido como Mazzola fez cinco na vitória do Milan por 8 a 0 sobre um time de Luxemburgo em 1962, mas na época já havia optado pelo cidadania italiana.

O brasileiro também conseguiu o hat-trick (três gols na mesma partida) mais rápido da história da Liga dos Campeões, em apenas 7 minutos, superando a marcada de 2011 do francês Gomis.

De quebra, o atacante do Shakhtar se tornou o primeiro jogador na história da competição a marcar quatro gols antes do intervalo.

Como se não bastasse, Luiz Adriano agora é o maior artilheiro da história do clube ucraniano. Com o desempenho na partida em Belarus, o brasileiro agora soma 117 gols pelo Shakhtar, superando em três a marca de Andriy Vorobey.

"Hoje, sem dúvida, é um dos dias mais importantes da minha carreira. Eu, como atacante, sempre entro em campo pensando em fazer gols e em ajudar o meu time a sair vencedor, mas nem nos meus melhores sonhos pensei em quebrar tantos recordes de uma vez. Estou muito feliz e emocionado com tudo o que venho passando aqui no Shakhtar. Vou ser eternamente grato ao clube", comentou Luiz Adriano após a partida.

"Queria agradecer a minha esposa e a minha filha, mulheres incríveis que me fazem mais feliz a cada dia, meus pais, meus irmãos e amigos, aos torcedores do Shakhtar, que sempre foram muito carinhosos comigo, aos meus companheiros, que me ajudaram a atingir essas marcas, e comissão técnica e diretores do clube. Espero continuar fazendo história aqui", acrescentou o brasileiro. 

Na vitória do Shakhtar sobre o BATE Borisov, pelo Grupo H, outros dois brasileiros anotaram: Alex Teixeira (ex-Vasco) e Douglas Costa (ex-Grêmio). Ao todo, seis jogadores do Brasil começaram a partida como titulares do Shakhtar Donetsk (Luiz Adriano, Fernando, Douglas Costa, Taison e Alex Teixeira).  Fred, Marlos e Bernard entraram no intervalo nos lugares de Douglas Costa, Alex e Taison.

Com o resultado fora de casa, o Shakhtar alcançou os 5 pontos no Grupo H, superando o BATE. O líder é o Porto, que venceu o Athletic Bilbao também nesta terça, por 2 a 1. Os portugueses agora somam 7 pontos.