Topo

Luiz Adriano supera ex-parceiro Pato e apaga vexame de fair play de 2012

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 06h00

Na última terça-feira o gaúcho Luiz Adriano colocou seu nome no mesmo patamar de Lionel Messi, pelo menos em uma estatística, ao anotar cinco vezes na vitória do Shakhtar Donetsk sobre o BATE Borisov por 7 a 0. Assim, a ex-revelação do Inter se tornou o jogador com o maior número de gols em uma única partida de Liga dos Campeões, ao lado do ídolo argentino.

Foram mais três marcas alcançadas na partida fora de casa, em Belarus. Desta forma, Luiz Adriano celebra o êxito de sua carreira europeia, superando o currículo estrangeiro de Alexandre Pato, com quem despontou junto no ataque do Inter campeão do mundo de 2006.

Luiz Adriano foi vendido ao Shakhtar em março de 2007, por 3 milhões de euros, 21 milhões a menos do que o Milan desembolsou para ter Pato no mesmo ano. Mas ao contrário do antigo companheiro de ataque, que nunca se firmou na Europa e colecionou lesões, o goleador do time ucraniano conseguiu o protagonismo.

O atacante de 27 anos jamais trocou o Shakhtar e, com sete temporadas no clube, se tornou na última terça-feira o maior artilheiro da história do time, com 116 gols, superando em dois a antiga marca de Andriy Vorobey.

Já em 2009 Luiz Adriano conseguia destaque com a camisa laranja e preta do Shakhtar, ao anotar um gol na decisão da Copa da Uefa, contra o Werder Bremen. Com a vitória por 2 a 1 em Istambul, pela primeira vez um time da Ucrânia conquistava um título continental.

Juntos, Luiz Adriano e Pato brilharam na conquista do Mundial de Clubes de 2006, no Japão. Cada um marcou um gol na semifinal, na sofrida vitória do Inter por 2 a 1 sobre o Al Ahly, do Egito. Ambos estiveram em campo na histórica decisão com o Barcelona, dias depois.

Mas enquanto Alexandre Pato teve que buscar um recomeço de carreira no Brasil, Luiz Adriano já soma 11 títulos no futebol europeu, sendo seis campeonatos ucranianos. O atacante diz que sonha com uma chance na seleção brasileiro e, em julho passado, refutou a possibilidade de se naturalizar para defender a Ucrânia. 

PUNIDO EM 2012 POR VACILO DE FAIR PLAY

A chuva de gols da última terça-feira também ajuda Luiz Adriano a apagar a imagem negativa deixada em outro episódio recente na Liga dos Campeões, em um deslize de fair play (termo disseminado pela Fifa para "jogo limpo").

Em 2012, em uma partida contra o Nordsjaelland, na Dinamarca, o brasileiro anotou um gol ao ignorar uma devolução de bola, depois de o jogo ter sido paralisado para o atendimento médico de dois atletas. No lance, o atacante pegou a bola e, sem marcação, entrou na área e balançou as redes, gerando revolta dos rivais.

Para piorar o vexame de comportamento, depois da partida em questão o brasileiro fez piada a respeito das reclamações. “O choro é livre”, escreveu na sua página do Twitter.

Horas depois, no entanto, Luiz Adriano foi pressionado por seu clube e acabou se manifestando oficialmente para pedir desculpas sobre sua conduta antiesportiva. Mesmo assim, a Uefa acabou punindo o brasileiro com uma partida de suspensão.

QUATRO RECORDES EM UM JOGO SÓ

Além de se tornar o maior artilheiro da história do Shakhtar, Luiz Adriano saiu da partida da última terça-feira contra o BATE com mais alguns recordes. O de mais destaque, a marca de cinco gols em um único jogo de Liga dos Campeões. Na fase moderna do torneio (pós-1993), apenas o gaúcho e Messi conseguiram a façanha.

Luiz Adriano ainda se tornou o primeiro brasileiro a marcar cinco gols em uma partida da Liga dos Campeões.

Antes, somente José Altafini havia atingido a marca. O jogador conhecido como Mazzola fez cinco na vitória do Milan por 8 a 0 sobre um time de Luxemburgo em 1962, mas na época já havia optado pelo cidadania italiana.

Na última terça o brasileiro também conseguiu o hat-trick (três gols na mesma partida) mais rápido da história da Liga dos Campeões, em apenas 7 minutos, superando a marcada de 2011 do francês Gomis. De quebra, o atacante do Shakhtar se tornou o primeiro jogador na história da competição a marcar quatro vezes antes do intervalo.