Topo

Bayern pode eliminar City, Neymar e Messi jogam; veja a rodada da Liga

Do UOL,em São Paulo

25/11/2014 06h00

A quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira e pode decretar a eliminação de um grande clube: o poderoso Manchester City (ING), que faz péssima campanha no torneio, precisa vencer o Bayern de Munique (ALE) de Pep Guardiola para ter hipóteses de continuar na competição. Se empatar, ainda terá uma remota chance de classificação, mas dependerá de uma combinação improvável de resultados. Se perder, o sonho de titulo europeu se encerra de maneira precoce pela quarta vez seguida.

O Manchester City é atual campeão inglês, conseguiu conquistar importância nacional, mas tem problemas imensos para se colocar como competidor forte na Liga dos Campeões. Nas três últimas temporadas, o City caiu duas vezes na fase de grupos e uma vez nas oitavas de final – no passado, contra o Barcelona (ESP).

Nesta terça-feira a partida acontece no Etihad Stadium, na Inglaterra, às 17h45 (de Brasília). Com apenas dois pontos no Grupo E, o City tem de vencer para chegar a cinco e tentar superar CSKA Moscou (RUS) e Roma (ITA), que se enfrentam às 15h e têm quatro pontos. O Bayern, líder e adversário, tem 12 pontos em quatro partidas. O obstáculo maior para o City é que nem o primeiro lugar assegurado faz com que Guardiola pense em escalar reservas na Inglaterra. Por isso, o técnico chileno Manuel Pellegrini, do City, terá de encarar a partida como uma possível final.

Barcelona e PSG brigam por liderança

No Grupo F, Barcelona e Paris Saint-Germain (FRA), já classificados às oitavas de final, brigam pela liderança da tabela. Mas não um contra o outro. O Barcelona, com nove pontos, visita o APOEL, do Chipre, enquanto o PSG, líder com dez pontos, recebe o Ajax (HOL).

Como ainda há briga pela liderança do grupo, o Barcelona não deverá poupar seus principais titulares. O técnico Luis Enrique tem à disposição o ataque com Luis Suárez, Lionel Messi e Neymar, e pode colocar o trio para jogar desde o início no Chipre – a partida também acontece às 17h45.

Chelsea vai à Alemanha para garantir classificação

O Chelsea (ING) visita o Schalke 04 (ALE) nesta terça-feira, às 17h45, e pode garantir a classificação às oitavas de final em caso de vitória. O time treinado pelo português José Mourinho tem oito pontos, contra cinco dos alemães. Ainda no grupo, Sporting (POR), com quatro pontos, e Maribor, da Eslovênia, com três pontos, também se enfrentam.

Eliminação em jogo no Grupo H

Com duas partidas às 17h45, o Grupo H recebe os duelos entre BATE Borisov, de Belarus, e Porto (POR), além de Shakhtar Donetsk (UCR) x Athletic Bilbao (ESP). O BATE, terceiro, precisa vencer os portugueses, líderes do grupo, para permanecer na competição. Já o Shakhtar, segundo colocado com oito pontos, joga contra o já desclassificado Athletic, e só disputa a ponta da tabela com o Porto.