Topo

Messi faz 3 e vira o maior da Liga em vitória do Barça; Suárez desencanta

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 19h34

Lionel Messi é, agora, o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões da Europa. Três dias depois de quebrar a marca de Telmo Zarra e se tornar o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol, com 253 gols, o atacante do Barcelona balançou as redes três vezes nesta terça-feira, contra o APOEL, no Chipre, e chegou aos 74 gols pelo torneio europeu, superando os 71 do ex-rival  Raúl, ídolo do Real Madrid. O Barça, já classificado às oitavas, venceu por 4 a 0.

Os gols de Messi não foram daqueles que impressionam pela beleza, como de costume. Foram gols de centroavante. Nos dois primeiros, assistência brasileira: Rafinha chutou para o gol e o atacante colocou o pé direito para desviar – superou Raúl; depois, recebeu ótimo passe de Daniel Alves para ampliar o recorde que defende agora. No último, recebeu de Pedro na pequena área e empurrou para o gol.

Antes disso, quem abriu o placar e desencantou foi o atacante uruguaio Luis Suárez, que aplicou lindo drible para cima do marcador, aplicando uma caneta de calcanhar, de costas, enquanto dominou, antes de finalizar para o fundo das redes.

O recorde de Messi é perseguido, agora, pelo português Cristiano Ronaldo, que tem três gols a menos na competição. O Real Madrid enfrenta o Basel, na Suíça, nesta quarta-feira.

Neymar foi poupado pelo técnico Luis Enrique, assim como Xavi, Sergio Busquets e o goleiro Claudio Bravo.

Fases do jogo

O Barcelona começou a partida classificado, com quatro titulares poupados. Por isso, entrou em ritmo mais lento que o habitual – também pela certeza de que, com Messi em campo, era grande a chance dos gols saírem.

E saíram, mas o primeiro foi de Luis Suárez. O uruguaio desencantou e marcou pela primeira vez com a camisa do Barcelona depois de deixar o Liverpool, da Inglaterra.

Messi ampliou com o desvio do chute de Rafinha e, depois, ampliou no início do segundo tempo ao receber de Daniel Alves.

O jogo foi importante para o Barcelona porque representou a manutenção da luta pela ponta da tabela com o Paris Saint-Germain, da França. As duas equipes, já classificadas, ainda se enfrentam na última rodada da faz de grupos, na Espanha.

Na segunda etapa, o Barcelona ainda perdeu Rafinha, expulso com o segundo cartão amarelo. Sem o brasileiro no meio de campo, Luis Enrique colocouBusquets no jogo, para tentar segurar o APOEL. O goleiro alemão Marc Andre ter Stegen, no entanto, teve que começar a trabalhar, fazendo uma grande defesa.

Nos últimos minutos, Messi fechou a conta: 4 a 0, depois de receber de Pedro em jogada tramada pela direita.

O melhor: Lionel Messi

Três dias depois de se tornar o maior da história da Espanha, tornou-se o maior da história da Europa. Articulou boas jogadas para o Barcelona e serviu Suárez e Pedro quando dominou mais perto do meio de campo do que da área adversária. Quando teve espaço, fez gol, e acabou balançando as redes três vezes. 

O pior: Rafinha

A partida estava completamente decidida quando o meia brasileiro foi expulso de maneira completamente imprudente. Perderá a partida decisiva contra o PSG, pela última rodada do grupo.