Topo

Ibra resolve com golaço e passe genial: PSG é líder na Liga

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 19h36

O Paris Saint-Germain tem uma legião de brasileiros, mas é Ibrahimovic quem comanda o time. E o clube francês entrará na última rodada do Grupo F da Liga dos Campeões à frente do Barcelona em razão do astro sueco: com um toque de gênio no 1° gol, de Cavani, e um golaço próprio na segunda etapa, desconstruiu a forte defesa do Ajax e foi o principal responsável pela vitória de 3 a 1, em Paris, nesta terça-feira.

O PSG tem 13 pontos, contra 12 do Barça, e jogará a última partida precisando apenas de um empate para avançar na liderança. Apesar do jogo ser no Camp Nou, os parisienses não devem temer os rivais: não só venceram em casa no 1° turno (3 a 2), como na última vez que estiveram na Espanha seguraram empate de 1 a 1 com o Barça - o problema é que foram eliminados pelo gol fora nas quartas da Liga de 2013.

A última rodada acontece no dia 10 de dezembro, quarta-feira. No mesmo dia, o Ajax tenta chegar à Liga Europa enfrentando o APOEL, do Chipre, na Holanda.

Fases do jogo
O Ajax, com 2 pontos, já entrou na partida eliminado, mas pareceu desde cedo levar a sério a briga pela terceira posição, que leva à Liga Europa. Pressionando, conseguiu fazer com que o PSG jogasse recuado em sua própria casa. Apesar do bom toque de bola, falhava na hora de chutar, ou do passe decisivo - muito em razão de David Luiz, destaque da partida. Ao PSG restou jogar no contra-ataque, e foi Ibrahimovic que tomou a liderança do time para decidir o jogo.

Primeiro, aos 23 min., achou Lavezzi sozinho, mas o argentino parou no peito de Cillessen; depois, aos 32 min., quebrou o bom posicionamento defensivo do time holandês com um toque de primeira e pelo alto, encontrando Lavezzi novamente, que desta vez só rolou para Cavani tocar para o gol vazio.

Na volta ao segundo tempo, o Ajax voltou a pressionar e achou o empate, de cabeça, com Klaasen, aos 22 minutos. Foi a deixa pra que o PSG acordasse. Lucas entrou em seguida (voltando de lesão), mas foi Ibrahimovic que decidiu: aos 33 min., matou bola no peito e, sem deixar cair, bateu no canto de Cillessen. Cavani ainda aumentou o placar no final, mas Ibra já havia dado a vitória ao PSG.

O melhor
Ibrahimovic
foi muito bem e decisivo como armador no ataque, mas é válido lembrar que David Luiz foi firme no setor defensivo, salvando o time francês quando o meio de campo era envolvido pelos holandeses durante a pressão do Ajax. Quando ficou no mano a mano com rivais, conseguiu ao menos quatro bons desarmes.

O pior
Matuidi
esteve sumido durante todo o jogo. O volante foi envolvido pelo meio de campo holandês, que achou muito espaço para entrar na área ou ao menos se aproximar antes de David Luiz matar os ataques rivais.

Para lembrar
Cavani chegou a 14 gols em Liga dos Campeões, deixando o PSG na liderança no mesmo dia em que Luis Suárez, seu companheiro de seleção uruguaia, voltou a marcar na Liga, agora pelo Barcelona, após quatro anos de seca.

Shakhtar, já classificado, perde em casa

Shakhtar -  -

O Shakhtar Donetsk, que escalou cinco brasileiros no time titular (e mais três entraram saindo do banco) nesta terça-feira, entrou em campo para enfrentar o Athletic de Bilbao já classificado, em razão da vitória do Porto sobre o BATE Borisov em jogo que ocorreu mais cedo. Sem pressão, o time acabou derrotado por 1 a 0, gol de San José na segunda etapa.

Luiz Adriano, titular da seleção nos últimos amistosos de 2014 e artilheiro da Liga com nove gols, acabou passando em branco. Além dele, atuaram Alex Teixeira, Taison, Douglas Costa e Fernando no time titular, com Marlos, Bernard e Fred entrando no segundo tempo.

O time ucraniano fica com oito pontos e avançará, de qualquer maneira, na segunda posição do Grupo H, atrás do Porto.