Topo

Titular de Dunga perde chance de quebrar recorde de C. Ronaldo na Liga

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 21h00

Luiz Adriano foi convocado para a seleção brasileira para os amistosos contra Áustria e Turquia, no início de novembro, e foi titular em ambos os jogos na equipe do técnico Dunga. Isso logo após disparar na ponta da artilharia da Liga dos Campeões, com nove gols. Mas ele não conseguirá quebrar o recorde e se tornar o líder isolado na lista de quem mais marcou gols em uma primeira fase da Liga - ele divide a marca com Cristiano Ronaldo.

É que o atacante brasileiro levou um cartão amarelo nesta terça-feira, na derrota do Shakhtar Donetsk para o Athletic Bilbao, por 1 a 0, pelo Grupo H, e perderá o último jogo da equipe na fase, contra o Porto, no dia 10 de dezembro.

Assim, ele permanecerá empatado com o português, com estes nove gols, como o recordista de gols na fase de grupos, a não ser que algum outro jogador consiga um "milagre" nos jogos faltantes. Ronaldo marcou nove na primeira fase da última temporada.

O mais próximo é Messi, que chegou a sete nesta terça, mas só tem mais um jogo a disputar, contra o PSG, na última rodada do Grupo F. Depois vem Benzema, com cinco gols e mais dois jogos pelo Real Madrid. Cristiano Ronaldo, se quiser recuperar o recorde isolado, terá que marcar sete vezes nos próximos duelo do Real, já que só tem três até aqui.

Luiz Adriano alcançou a marca, na verdade, em apenas três jogos: ele passou em branco na estreia do Shakhtar (0 a 0 com o Atl. Bilbao), mas marcou um contra o Porto (2 a 2). Depois, contra o BATE Borisov, é que ele conseguiu impressionar o técnico da seleção: foram cinco gols nos 7 a 0 do 1° turno e mais três nos 5 a 0 no turno final.