Topo

Com gol irregular e 'pintura', Arsenal vai às oitavas da Liga

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 19h35

Se na última rodada o Arsenal passou vergonha contra o Anderlecht - vencia por 3 a 0, em casa, mas levou o empate -, nesta quarta-feira o time inglês fez o serviço da maneira correta: se precisava vencer para se classificar para as oitavas de final, abriu o placar contra o Borussia Dortmund logo no primeiro minuto de jogo, com Sanogo - que estava impedido. Depois, Alexis Sánchez fez um golaço para fechar o placar: 2 a 0, e o Arsenal vai às oitavas da Liga dos Campeões ao lado do próprio Borussia pelo Grupo D.

Agora, a meta do Arsenal é quebrar um tabu: nas últimas quatro edições da Liga o time caiu exatamente nas oitavas de final. A briga na última rodada passa a ser pela liderança da chave: com 10 pontos, fica a dois do Borussia. O Arsenal joga fora de casa contra o Galatasaray, já garantido na lanterna do grupo, enquanto os alemães encaram o Anderlecht, já na Liga Europa, também fora de seus domínios. Os dois duelos ocorrem no próximo dia 9 de dezembro.

Fases do jogo
O Borussia está na zona de rebaixamento do Campeonato Alemão, mas aproveitou que encontrou dois fracos adversários na Liga (Anderlecht e Galatasaray) para garantir a vaga cedo. Assim, se já não mostra um futebol de qualidade usualmente, diminuiu ainda mais o ritmo em jogo em que pouco ambicionava. O Arsenal aproveitou. Logo no começo, Sanogo passou de calcanhar para Cazorla, que devolveu para o atacante na cara do gol. Sanogo tocou rasteiro, marcou e saiu para comemorar, enquanto a arbitragem ignorava sua posição de impedimento.

No resto da primeira etapa o Arsenal nem chutou mais ao gol, parando na defesa do Borussia, que também mal criava chances. A torcida, então, esperou pelo segundo tempo, que chegou com mais emoção. Primeiro, Chamberlain acertou o travessão aos 8 minutos, com chutaço de fora da área; depois, Alexis Sánchez mostrou que as supostas noites sem dormir para atender aos desejos da namorada não prejudicam seu futebol: finta para a direita e chute colocado no canto, uma 'pintura' para aumentar o placar.

O Arsenal, então, entrou no jogo do Borussia: ninguém mais forçou ataques e ambos os times aceitaram o resultado. Na última rodada, eles brigam pela liderança e pela chance, teórica, de enfrentar um adversário mais fraco nas oitavas.

O melhor

Sánchez -  -
Alexis Sánchez e Cazorla foram os comandantes do ataque do Arsenal,que em boa parte do jogo foi envolvente, apesar das poucas finalizações. Como tiveram participação decisiva nos gols da classificação, acabam como os destaque da partida. Sánchez foi responsável pro três dos oito chutes do time, enquanto Cazorla deu duas assistências.

O pior
Aubameyang
fez uma partida fraquíssima pelo Borussia. Não chutou ao gol, errou 45% dos passes que tentou (9 de 20) e foi substituído no começo do segundo tempo. Para alguém famoso por sua habilidade, não só não mostrou esse talento como jogou mais como 'trombador'. Não deu certo.

Para lembrar
Com o gol desta quarta, Sánchez superou em gols na Liga dois dos melhores jogadores da história do Chile: Marcelo Salas e Ivan Zamorano. Os dois ex-astros da seleção chilena possuem cinco gols cada na competição. Sánchez chegou ao sexto. O chileno também chegou a três gols pelo Arsenal na competição em cinco jogos, igualando a marca que alcançou pelo Barcelona, mas em 24 jogos.

No outro jogo do Grupo D, o Anderlecht venceu o Galatasaray por 2 a 0 e se classificou para a Liga Europa com a terceira posição da chave. O detalhe é que o primeiro gol dos belgas, de Mbemba saiu após falha de Felipe Melo, que tentou afastar a bola da área turca por duas vezes e errou em ambas. A bola sobrou para os belgas, que armaram a jogada do gol.