Topo

Real Madrid vence fora e mantém Liverpool vivo na briga por mata-mata

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 19h37

Com esforço mínimo, o Real Madrid venceu o Basel fora de casa, nesta quarta, e chegou à sua quinta vitória consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mais do que isso, o time merengue manteve um gigante vivo na disputa. Com o resultado, o Liverpool segue com chances reais de beliscar a segunda vaga do Grupo B, apesar de ter só empatado com o Ludogorets fora de casa. 

Após a vitória na Suíça, o Real Madrid chega à última rodada da primeira fase com 15 pontos, líder isolado da chave e já classificado para o mata-mata. A vice-liderança é do Basel com seis, enquanto Liverpool e Ludogorets têm quatro cada. 

Com isso, os três times têm chances de terminar a primeira fase na segunda colocação. O Basel precisará de um empate contra o Liverpool, que deve avançar automaticamente se bater os suíços em casa. Já o Ludogorets precisaria vencer bem o Real Madrid na Espanha e contar com um empate entre os outros dois, cenário bastante improvável. 

Fases do jogo:
O Real Madrid jogou quase o tempo inteiro sem muito ímpeto, a despeito do número de estrelas em campo. Atacou com parcimônia, não mostrou o “espírito assassino” de outros jogos e fez o básico para conseguir a vitória, que saiu com grande jogada de Benzema e conclusão de Cristiano Ronaldo aos 35 minutos do segundo tempo.

O Basel, com bem menos condições técnicas, não teve forças para tentar reagir, ainda que jogasse ali a sua melhor chance de classificação. O mais perto que os suíços chegaram do gol defendido por Keylor Navas foi em chutes de longe, que nunca levaram perigo ao time merengue.

Pelo contrário. No segundo tempo, Bale, com uma bola na trave, e Cristiano Ronaldo, com um chute para fora, ainda perderiam a chance de ampliar o marcador para o Real.

O melhor: Benzema. Um Real desanimado não mostrava muita força para bater o time suíço fora de casa, até que o francês agiu por conta própria. O gol de Ronaldo, que abriu o placar, saiu todo dos pés do atacante, que arrancou em jogada individual pela esquerda e entregou para o português fazer sem goleiro.

O pior: Desânimo merengue. O melhor time deste começo de temporada europeia poderia fazer bem mais diante do frágil Basel, ainda mais com o time completo. Com a classificação assegurada, no entanto, o Real jogou com o pé no freio e fez apenas o necessário para vencer.

Chave do jogo: O gol de Ronaldo em jogada de Benzema, que quebrou qualquer possibilidade de retranca do Basel. Com a vantagem, o Real é dominante e dá poucas chances para os rivais tentarem alguma coisa.

Toque dos técnicos: Mesmo já classificado, Ancelotti colocou sua força máxima em campo na Suíça. Mostra de respeito pela competição, já que um possível tropeço interferiria diretamente no futuro do Liverpool, por exemplo.

Para lembrar:
Estreia:
A única mudança que Ancelotti promoveu foi a entrada de Navas na vaga de Iker Casillas. Foi a estreia do costarriquenho na Liga dos Campeões, enquanto o espanhol, que ficou no banco, perdeu a chance de igualar o recorde de jogos de Xavi na Liga dos Campeões.

O recorde: Quebrada de vez por Lionel Messi na última terça, a marca de maior artilheiro da história da Liga segue longe das mãos de Cristiano Ronaldo. Com o gol ele chegou a 71 e igualou Raúl Gonzalez, mas ainda está a três gols do argentino do Barcelona.

Penetras: A dois minutos do fim do tempo regulamentar, o estádio na Basiléia sofreu uma espécie de invasão coletiva do gramado. Pelo menos três fãs entraram em campo simultaneamente e paralisaram temporariamente o confronto, sendo contidos apenas pelos seguranças. 

Liverpool vacila no fim: O empate por 2 a 2 contra o Ludogorets não foi um tropeço qualquer. Depois de sair perdendo aos 3 minutos do primeiro tempo, o time inglês virou e vencia até os 43 minutos da etapa final, quando os búlgaros arrancaram um empate.