Topo

Será que a Bola de Ouro acordou Messi? Ele não para de fazer gols

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 06h00

A Fifa anunciou no dia 28 de outubro, há pouco menos de um mês, os 23 jogadores selecionados para concorrer ao prêmio Bola de Ouro de 2014, concedido ao melhor jogador do mundo. Até então, o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona (ESP), tinha 12 jogos e 9 gols. Hoje, são 17 jogos e 17 gols – 8 marcados nos cinco jogos que sucederam o anúncio da Fifa. E o mais importante: ele já superou o ótimo início de temporada de Neymar, e já encosta nos números de Cristiano Ronaldo.

Tudo isso se deve ao que Messi fez nesta terça-feira. O Barcelona foi ao Chipre, já classificado às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, o técnico Luis Enrique se deu ao luxo de poupar quatro titulares – Neymar entre eles – e mesmo assim viu o time vencer por 4 a 0. Três gols foram marcados por Messi, que superou Raúl, ídolo histórico do Real Madrid (ESP), como o maior artilheiro da história do torneio europeu: 74 gols de Messi, agora, contra 71 de Raúl.

Messi vivia o início do que já começava a ser chamado de crise no Barcelona quando a Fifa anunciou os 23 melhores do mundo em 2014. A equipe havia perdido por 3 a 1 para o rival Real Madrid no Campeonato Espanhol. No primeiro jogo depois da lista da Bola de Ouro, o Barça perdeu mais uma, contra o Celta de Vigo. Depois, na Liga dos Campeões, venceu o Ajax com dois gols do atacante argentino. Dois gols que serviram para ultrapassar Cristiano Ronaldo, que era o favorito a quebrar a marca de 71 gols de Raúl. Antes da rodada, Messi tinha 69, contra 70 do português. Agora, duas rodadas depois, são 74 do argentino.

No último sábado o Barcelona goleou o Sevilla, por 5 a 1, no Camp Nou, e Messi conquistou uma marca tão importante quanto a desta terça-feira. Quebrou o recorde de cinco décadas de Telmo Zarra ao chegar a 253 gols no campeonato nacional e virou o maior artilheiro da história do torneio.

Enquanto Messi marcou 8 gols desde que a lista de 23 da Bola de Ouro foi anunciada, Cristiano Ronaldo marcou apenas 4. Até o dia 28 de outubro, o português tinha 21 gols na temporada, contra 9 do argentino. Hoje, são 25 de Cristiano Ronaldo contra 17 de Messi. O argentino também recuperou o que lhe é quase de direito há tantos anos. Ultrapassou Neymar e voltou a ser o artilheiro do Barcelona – o brasileiro tem 13 gols na temporada.

Barça e PSG brigam pela liderança

As vitórias do Barcelona sobre o APOEL e do Paris Saint-Germain (FRA) sobre o Ajax (HOL), por 3 a 1, garantiram que os dois clubes travarão um duelo pela liderança do Grupo F na última rodada. O PSG é líder com 13 pontos, e o Barça é segundo com 12. As equipes se enfrentam no dia 10 de dezembro, na Espanha.

Agüero, “especial”, salva o City de quarto vexame

ague - PAUL ELLIS / AFP - PAUL ELLIS / AFP
Imagem: PAUL ELLIS / AFP

O Manchester City (ING) recebeu o Bayern de Munique (ALE) precisando vencer para deixar a lanterna do Grupo E e evitar a eliminação precoce, antes da última rodada. E conseguiu, mas com muito sofrimento. O City começou abrindo o placar, mas o Bayern de Pep Guardiola conseguiu virar mesmo depois de ter o zagueiro Benatia expulso. Depois, o City virou novamente para 3 a 2. Todos os gols do clube inglês foram marcados pelo atacante argentino Sergio Agüero.

Depois da partida, o zagueiro belga Vincent Kompany, do Manchester City, falou sobre a importância do atacante argentino, em entrevista reproduzida pelo “Mirror”: “Se você quer ter sucesso em qualquer coisa, você tem de ter um jogador especial em uma performance especial. Sergio é nosso jogador especial e quando ele está nesse nível ele faz as coisas acontecerem”. O argentino também comemorou: “Acho que tive alguns jogos muito bons nessa temporada e esse foi mais um”.

Agora o City depende de um bom resultado contra a Roma, na Itália, na última rodada. CSKA Moscou e Bayern se enfrentam na Rússia. Caso seja eliminado, o time inglês acumulará a quarta queda precoce seguida – foram duas na primeira fase e uma nas oitavas de final, ano passado.

Chelsea vence por 5 a 0, e Mourinho rasga elogios

mourinhaço - TOBIAS SCHWARZ / AFP - TOBIAS SCHWARZ / AFP
Imagem: TOBIAS SCHWARZ / AFP

O Chelsea conseguiu um resultado impressionante: venceu o Schalke 04, na Alemanha, por 5 a 0. O resultado rendeu a classificação garantida ao clube inglês para as oitavas de final. E o técnico José Mourinho disse nunca ter visto uma equipe que jogue desta forma fora de casa.

“Eu não lembro do Chelsea jogando dessa forma fora de casa. Houve grandes vitórias comigo, com Roberto Di Matteo, com outros treinadores, mas não dessa forma fora de casa. Muito impressionante. Schalke teve alguns problemas, mas acho que hoje qualquer time que jogasse contra nós teria tido muitas dificuldades”, falou o técnico português.