Topo

Com sequência impecável, Ancelotti já pensa em Real Madrid com 4 atacantes

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 20h41

Um esquema ultraofensivo, com quatro atacantes. Foi assim que Ancelotti armou o Real Madrid durante o segundo tempo da goleada por 4 a 0 sobre o Ludogorets, na Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo, Bale, Jesé e Chicharito Hernández jogaram juntos em um 4-2-4 que não é comum no mundo do futebol desde a fantástica seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970.

A ousadia foi possível porque a fase do Real Madrid é fantástica - são 19 vitórias consecutivas, um recorde no futebol espanhol - e o time búlgaro perdeu um jogador expulso ainda no primeiro tempo.

"Mas pode ser uma opção para o futuro", analisou Ancelotti. "Precisamos testar mais, porque não estamos tendo o equilíbrio necessário. Mas podemos jogar assim", completou o treinador.

As dúvidas na Espanha aparecem após o atacante Jesé, tido como uma das maiores promessas do país ibérico para os próximos anos, se recuperar muito bem de uma grave lesão. Só que a joia teria dificuldades em disputar posição em um ataque 'apenas' com três jogadores - Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema são os titulares nas últimas partidas.

"Vamos seguir dando minutos a ele (Jesé) e seguir o programa de trabalho. Ele ainda tem que melhorar o aspecto aeróbico e treinar com continuidade", disse.

Apesar de estar em desuso, este esquema tático ultraofensivo com quatro atacantes deu dois títulos mundiais para a seleção brasileira. Em 1958, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo formavam o ataque do Brasil. Já em 1970, Jairzinho, Tostão, Pelé, Rivelino eram os jogadores de frente.

Sobre as 19 vitórias seguidas, o Real Madrid já vislumbra o recorde mundial do Coritiba, que está no Livro dos Recordes com 24 vitórias em sequência.

"Seguiremos assim, tentando preparar para cada jogo da melhor maneira. Tenho um grupo extraordinário. Os resultados só foram conquistados porque a equipe tem muita seriedade e profissionalismo", elogiou o treinador italiano.