Topo

Hulk é eliminado da Liga. Monaco avança com melhor defesa e gol brasileiro

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 19h37

O Monaco venceu o Zenit por 2 a 0, com gols de Abdennour e do lateral brasileiro Fabinho e eliminou o time russo da segunda fase da Liga dos Campeões.

Com este resultado, Monaco terminou o grupo C como líder (11 pontos) e a melhora defesa da primeira fase - sofreu apenas um gol.

Na vice-liderança, o Bayer Leverkusen (10 pontos) avançou para a segunda fase. Zenit (7 pontos) irá para a Liga Europa e o Benfica (5 pontos), lanterna, está fora de competições europeias.

Fases do jogo: O primeiro tempo foi de controle maior do Zenit, que manteve mais posse de bola (63%) mas não conseguiu converter isso em oportunidades de gol: foram apenas duas finalizações contra o goleiro Subasic, uma do atacante Rondón e outra do zagueiro Lombaerts.

O volante francês Toulalan se destacou pela boa presença no meio-campo monegasco, roubando bolas importantes e distribuindo a bola com alguma qualidade. O jogo truncado, com poucas chances, favorecia o Monaco, que garanti a a vice-liderança da chave e avançava para a segunda fase.

Mesmo assim, os franceses voltaram mais agressivos, com o jovem centroavante Anthony Martial (do time sub-20 da França) no lugar do veterano Berbatov. A mudança deu mais intensidade ao setor ofensivo, que passou a finalizar mais e chegou ao gol aos 18 minutos, quando Carrasco cobrou falta e o zagueiro Abdennour cabeceou para baixo, sem chances para o goleiro Lodygin.

Com o gol, o Zenit foi para o desespero e tentou atacar de forma desorganizada. Sem criar grandes chances de gol, a equipe ainda sofreu um contra-ataque letal aos 44 do segundo tempo: Fabinho deixou sua posição na lateral direita, invadiu a área pelo lado esquerdo, recebeu de Moutinho e bateu no canto.

O melhor: Toulalan - O volante francês foi o líder do sistema defensivo do Monaco no jogo. Com desarmes e passes precisos, o jogador manteve o Zenit longe do gol defendido por Subasic.

O pior: Danny - O meia português era o responsável por criar as chances de ataque do Zenit e foi completamente envolvido pelo setor de marcação monegasco. Sua participação se limitou a passes burocráticos pelo lado esquerdo do campo e apenas uma chance de gol criada, em um escanteio.

Para lembrar:
 
- A forte defensa do Monaco conta com dois jogadores brasileiros: além do lateral direito Fabinho, o zagueiro Wallace foi titular nesta partida. Os dois fazem parte da seleção olímpica comandada por Alexandre Gallo.
 
- O Monaco se classificou para a segunda fase da Liga dos Campeões após 10 anos. A última vez havia sido em 2004, quando o clube foi até a final e acabou derrotado para o Porto.