Topo

Golaço de Neymar faz Barça derrotar PSG e avançar como líder

Do UOL, em São Paulo

10/12/2014 19h35

Ibrahimovic com a bola no meio de campo. O sueco para, faz pose e erra passe fácil. O Barcelona recupera, trabalha até achar Neymar, livre, no meio. Ninguém aparece para marcá-lo e ele chuta de longe: golaço. O erro de um craque e a esperteza de outro resolveram o Grupo F da Liga dos Campeões: o Barcelona virou para cima do Paris Saint Germain no Camp Nou nesta quarta-feira, com um 3 a 1, e também na chave. Chegou a 15 pontos e passou os franceses, que terminaram com 13, e avançou para as oitavas de final com a liderança.

Neymar também garantiu que o Barça terminasse pela 8ª vez seguida como líder de sua chave na fase de grupos da Liga - desde 2007/2008 isso ocorre. já o PSG vê sua sequência encerrada: desde 2012/2013, quando passou a ter investimento árabe e contar com craques no elenco, sempre havia avançado como primeiro colocado.

Ambos conhecerão seus rivais nas oitavas de final no sorteio que ocorre na próxima segunda, 15.

Fases do jogo
O Barcelona foi esperto: desde o começo do jogo percebeu que a antiga zaga da seleção brasileira não estava bem posicionada para conter o toque de bola veloz nas proximidades da área. A troca de bola entre Iniesta, Messi, Suárez e Neymar demorou para engrenar, mas quando funcionou foi mortal. O problema é que o PSG aproveitou um raro roubo de bola para puxar contra-ataque e deixar Ibrahimovic livre para abrir o placar, aos 14 minutos. Mas foi só um susto no Barça. três minutos depois, Mascherano deu lançamento primoroso para Suárez na área; o uruguaio tocou de primeira e Messi completou para empatar.

A partir daí o Barcelona dominou de vez. Passou a marcar mais em cima, e em um lance desses roubou a bola de Ibra para achar Neymar, no golaço da virada, aos 41 minutos. Na segunda etapa, as chances apareceram na base dos toques rápidos (foram 9 chutes do Barça, contra 6 do PSG), mas só aos 32 minutos Neymar colocou com precisão no canto, Sirigu ainda tocou na bola, mas Suárez aproveitou de rebote. Lucas se esforçou na ponta direita, Ibra e Cavani lutaram no meio da zaga, mas nada de perigo. Liderança do Barcelona, e merecida pela partida.

neymar -  -
O melhor
O Barcelona entrou na partida com quatro atacantes: Messi, Neymar, Luis Suárez e Pedro. Tirando o último, o único que não é um astro do futebol (ao mesmo tempo que é o único com título de Copa do Mundo), cada um dos outros três marcou um gol e teve participação semelhante aos companheiros: Messi fez o 1° e começou a jogada do 3°; Neymar fez o 2° e chutou a bola que acabou no rebote do qual surgiu o 3°. e Suárez fez o 3° e deu o passe para o 1°.

Neymar fez o gol mais bonito e foi quem  mais acertou suas finalizações na direção do gol. Difícil decisão, mas o brasileiro também fez o mais importante: o gol da virada.

d luiz -  -
O pior
Thiago Silva e David Luiz formaram a defesa do PSG, como costumavam fazer na seleção brasileira. A ideia não foi das melhores: Thiago teve atuação razoável, com três desarmes e 85% de acerto nos passes. Mas seu companheiro teve atuação fraquíssima: preferiu marcar a bola a Messi no lance do gol de empate; foi o único da zaga francesa a não se aproximar de Neymar no gol da virada; e largou Luis Suárez pós falhar em desarmá-lo, deixando o uruguaio pegar o rebote no 3° gol.

Para lembrar


Zlatan Ibrahimovic chegou ao mesmo número de gols no Camp Nou na Liga pelo PSG do que fez com o Barcelona: um. Mais uma mostra de como o sueco não deu certo na Espanha.

Neymar chegou a 14 gols em 18 jogos na temporada pelo Barça. Com mais um ele já iguala o que conseguiu entre 2013 e 2014: 15 em 41 jogos.

Foi o primeiro jogo em que Neymar, Messi e Luis Suárez marcaram ao menos uma vez cada com a camisa do Barça.

No outro jogo da última rodada do Grupo F, o Ajax goleou o APOEL por 4 a 0 e se garantiu na Liga Europa, com a terceira colocação.