Topo

Seis histórias para acompanhar nas oitavas de final da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

15/12/2014 11h29

Definidos nesta segunda-feira (15), os cruzamentos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa 2014/2015 têm histórias que vão muito além dos nomes dos adversários. A fase eliminatória do principal torneio de clubes do futebol europeu promoverá reencontros e terá até técnicos como protagonistas.

David Luiz, por exemplo, vai rever o Chelsea e o desafeto José Mourinho, técnico que teve papel determinante na ida do brasileiro para o Paris Saint-Germain. Sergio Agüero e Lionel Messi, companheiros de seleção argentina, também vão se reencontrar – os dois foram rivais nas oitavas de final da temporada passada.

O UOL Esporte selecionou seis histórias para acompanhar nas oitavas de final da Liga dos Campeões, cujos jogos serão realizados em fevereiro e março de 2015. Veja os casos abaixo:

1 - Mourinho x David Luiz
“Vamos sentir falta dele porque é um cara legal. Mas, do ponto de vista do futebol, estamos mais fortes agora do que na temporada passada”. A frase do português José Mourinho, técnico do Chelsea, foi um dos pontos altos da polêmica saída do zagueiro brasileiro David Luiz. Titular do time inglês até o início de 2014, o defensor foi para o Paris Saint-Germain depois da Copa do Mundo, em transferência que movimentou 44 milhões de euros (R$ 132,8 milhões).

Em sua última temporada no Chelsea, David Luiz havia jogado mais como volante do que como zagueiro. “A escolha foi minha. Senti que meu ciclo tinha chegado ao fim”, disse o defensor sobre a saída do time inglês.

Nas oitavas de final da Liga dos Campeões, David Luiz vai reencontrar o Chelsea de Mourinho. O time inglês eliminou o Paris Saint-Germain nas quartas de final da competição na temporada 2013/2014 por ter marcado um gol fora de casa (derrota por 3 a 1 em Paris e vitória por 2 a 0 em Londres).

2 - Nova goleada?
Os torcedores do Schalke 04 devem ter ficado preocupados com o resultado do sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões 2014/2015. O time alemão jogará contra o Real Madrid, time que o eliminou na edição anterior da competição continental.

O confronto entre Schalke 04 e Real Madrid foi o mais desequilibrado das oitavas de final da Liga dos Campeões 2013/2014. O time merengue avançou com uma vitória por 9 a 2 no placar agregado (triunfos por 6 a 1 na Alemanha e 3 a 1 na Espanha).

Atual campeão, o Real Madrid ainda foi buscar reforços para esta temporada. O time merengue tem nomes como James Rodríguez e Toni Kroos, que não faziam parte do elenco na edição passada. E se o Schalke 04 já foi goleado antes, o que vai acontecer agora?

3 - Replay
Borussia Dortmund e Juventus, times que vão se enfrentar nas oitavas de final da temporada 2014/2015, já foram rivais numa decisão de Liga dos Campeões. Foi em 1997, ano em que os alemães ficaram com a taça.

Aliás, aquela foi a segunda de três decisões consecutivas da Juventus na principal competição de clubes do Velho Continente. O time italiano foi campeão em 1996, mas perdeu as duas temporadas seguintes para Borussia Dortmund e Real Madrid.

4 - Arsène Wenger
O técnico Arsène Wenger é um dos personagens mais importantes das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Comandante do Arsenal desde 1996, ele vive um dos momentos de maior pressão desde que chegou ao clube inglês. O rival na competição continental será o Monaco, time que o treinador dirigiu entre 1987 e 1994 – Wenger é tratado como ídolo pela torcida até hoje.

“É o Monaco. Wenger vai ficar feliz com o sorteio”, publicou o alemão Mesut Özil, meia do Arsenal, na rede social Twitter.

5 - Agüero x Messi
O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa também promoveu um encontro entre duas das principais estrelas da seleção argentina. Sergio Agüero, do Manchester City, e Lionel Messi, do Barcelona, vão duelar na próxima fase da competição.

Os dois já haviam se enfrentado nas oitavas de final da Liga dos Campeões 2013/2014. Naquela ocasião, o Barcelona venceu os dois jogos (2 a 0 na Inglaterra e 2 a 1 na Espanha) e avançou às quartas de final.

“Agüero é seguramente um dos dez melhores jogadores do planeta, mas eu ainda escolho Messi como o número 1”, disse Luis Enrique, técnico do Barcelona, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (15).

6 - Inimigo local
O Porto jogará contra o Basel, que é suíço, nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa. No entanto, o time português também terá pela frente um inimigo local: o rival é treinado pelo português Paulo Sousa, 44.

Ex-jogador, Paulo Sousa defendeu equipes como Benfica, Sporting, Juventus e Inter de Milão. Ele tem construído carreira de treinador fora do país natal – a única equipe portuguesa que o técnico comandou foi a seleção sub-16.

Curiosamente, o Porto não é treinado por um português. O time lusitano é dirigido por Julen Lopetegui, que é espanhol.