Topo

Técnico culpou Tevez por vice da Liga em 2009. Agora ídolo quer redenção

Tevez foi criticado após a decisão de 2009 com o Barcelona e agora tenta se redimir - Shaun Botterill/Getty Images e AFP/GABRIEL BOUYS
Tevez foi criticado após a decisão de 2009 com o Barcelona e agora tenta se redimir Imagem: Shaun Botterill/Getty Images e AFP/GABRIEL BOUYS

Do UOL, em São Paulo

14/01/2015 06h00

Quem perde um tempo olhando o currículo de Tevez como jogador profissional se dá conta que o argentino ganhou tudo, inclusive uma Liga dos Campeões. O menino que saiu da periferia miserável de Buenos Aires é certamente um vencedor no mundo da bola, mas tem uma marca incômoda na disputa da principal competição de clubes do planeta. Em 2009, Carlitos foi considerado culpado pela derrota do Manchester United na decisão.

É isso o que o cultuado técnico Alex Ferguson afirma textualmente em sua autobiografia, lançada na Inglaterra ("Alex Ferguson: my autobiography"). O treinador hoje aposentado diz que o Manchester perdeu a final de 2009 para o Barcelona por causa de Tevez e do brasileiro Anderson. Em seu livro de memórias, Fergie acusa o argentino de ter "jogado para si mesmo" na decisão contra Messi e companhia.  

Hoje, na crista da onda como principal jogador da Juventus, Carlitos tem nova chance de brilhar nas finais da Liga dos Campeões e apagar a imagem de 2009. O argentino lidera os campeões da Itália contra o Borussia Dortmund nas oitavas, em partidas marcadas para fevereiro e março.

Mas no passado, além de "egoísta" Tevez também foi chamado de "preguiçoso" por Ferguson. Após a conturbada saída do argentino do United, descartado em 2009, o treinador disse em uma entrevista que o sul-americano não se esforçava nos treinos e "guardava suas energias apenas para as partidas".

A vingança pessoal de Tevez contra Ferguson veio com alguma demora, mas veio. O argentino acabou adotando o lado azul de Manchester e também virou ídolo. Em 2012, o City conquistou o título inglês de forma dramática, com vantagem pequena sobre o United. Nas comemorações nas ruas da cidade, Carlitos não hesitou: era hora de provocar o antigo chefe. "Descanse em paz, Fergie", foi a mensagem que o argentino exibiu no desfile oficial dos campeões.

Tevez provoca Alex Ferguson na comemoração de título pelo Manchester City em 2012 - Reprodução - Reprodução
Tevez provoca Alex Ferguson na comemoração de título pelo Manchester City em 2012
Imagem: Reprodução

O CARA DO DO ANO NA ITÁLIA

Carlos Tevez está perto do aniversário de 31 anos, em 5 de fevereiro. Mesmo assim, o velho ídolo do Corinthians continua voando. O argentino foi o principal nome da conquista da Juventus no último Campeonato Italiano e foi eleito o melhor jogador do país em 2014, pelo jornal Gazzetta dello Sport.  

Tevez é campeão nacional em quatro países diferentes: Argentina, Brasil, Inglaterra e Itália. Além da Liga dos Campeões de 2008 (pelo United), também ganhou Libertadores, Mundial de Clubes e ouro olímpico. De quebra, atualmente, a Juventus também lidera a atual temporada da Série A italiana. Mas o Apache quer mais.

Em Tevez se deposita a esperança de o futebol italiano reverter o fiasco dos últimos tempos na Liga dos Campeões. A última vez que um representante do país apareceu nas semifinais foi há cinco anos, em 2010, com a Internazionale. Naquela temporada a equipe então dirigida por José Mourinho acabaria com o título.

A Juventus de Tevez, Pirlo e Buffon enfrenta o Borussia Dortmund nas oitavas de final, revivendo a decisão da Liga dos Campeões de 1997.  

ELE SÓ PENSA NO BOCA JUNIORS

Com contrato até a metade de 2016, Tevez indica que voltará a vestir o azul e amarelo do Boca Juniors em breve. Recentemente, o craque argentino surpreendeu ao recusar uma oferta para estender sua relação profissional com a Juventus.

Especula-se que a decisão de voltar à Bombonera esteja já tomada. Quem dá uma conferida na conta de Twitter de Tevez não há de duvidar. Ele só fala do Boca Juniors, exaltando a torcida, relembrando o passado no time e avisando que está vendo os jogos da equipe pela televisão, lá da Europa.

Na Itália, um dos grandes amigos de Tevez é Rodrigo Palacio, apesar da rivalidade entre Juventus e Inter de Milão. Ambos foram ídolos do Boca, mas não chegaram a ser contemporâneos no elenco do time.