Topo

Mourinho gosta de brasileiros, mas ele amou de verdade o "amuleto" Derlei

Derlei e Mourinho se abraçam após conquista de título com o Porto em Portugal - Reprodução
Derlei e Mourinho se abraçam após conquista de título com o Porto em Portugal Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 06h00

Você aí que acompanha futebol, por acaso conhece Vanderlei Fernandes Silva? Talvez o apelido Derlei seja até familiar para aqueles que viram um pouco do futebol europeu na última década. No entanto, a verdade é que o ex-atacante nascido em São Bernardo do Campo é pouco conhecido em seu próprio país. Mesmo assim, o antigo ídolo do Porto tem um lugar especial nas recordações do cultuado José Mourinho.

Nada de Drogba, Cristiano Ronaldo ou Sneijder. Em uma entrevista de 2014, o português declarou que Derlei talvez seja o jogador mais especial em sua trajetória como treinador na Europa. Isso porque o brasileiro acompanhou Mourinho do anonimato no pequeno União Leiria até a projeção internacional pelo Porto.

"Há umas semanas recebi, em Londres, a visita do Derlei, e disse-lhe que tive muitos jogadores importantes na minha carreira, mas, se calhar, ele foi dos mais marcantes, porque foi com ele que saltei do Leiria para o Porto. O Derlei e o Nuno Valente acompanharam-me nesse salto e depois estiveram comigo naqueles três anos desde o Leiria e na conquista da Liga dos Campeões", afirmou Mourinho em entrevista ao jornal O Jogo

"Foram tempos fantásticos na minha carreira, que me empurraram para outra dimensão", acrescentou o treinador, a respeito sobre os anos de convivência com Derlei, com ápice no título europeu de 2004. 

Depois dos anos com Derlei, Mourinho foi feliz em parcerias profissionais com outros brasileiros, como com o trio Julio Cesar, Lúcio e Maicon na Inter de Milão. Hoje em dia o português dirige Oscar, Willian, Filipe Luís e Ramires no Chelsea. 

POR QUE DERLEI ENCANTOU MOURINHO

José Mourinho abandonou cedo a carreira como jogador, aos 24 anos. Assim, ainda jovem, passou a atuar como preparador físico e auxiliar. Nos anos 90, foi contratado para assessorar o inglês Bobby Robson no Barcelona, onde conviveu com Ronaldo Fenômeno, Pep Guardiola e companhia.

Mas, foi no começo dos anos 2000 que Moruinho alçou seu voo solo, já como treinador. Após uma breve passagem pelo Benfica, assumiu o União Leiria, onde encontrou o brasileiro Derlei no elenco. Ambos se destacaram e foram juntos em 2002 encarar a missão de renovar o Porto. E tudo deu muito certo.

Entre títulos nacionais, o Porto de Mourinho começou a chamar a atenção internacional com a conquista da Copa da Uefa de 2003. O brasileiro Derlei foi o grande artilheiro desta competição, com 12 gols marcados, sendo dois deles na dramática vitória na final sobre os escoceses do Celtic, por 3 a 2.

Derlei comemora um de seus gols na decisão da Copa da Uefa de 2003 - AFP - AFP
Derlei comemora um de seus gols na decisão da Copa da Uefa de 2003
Imagem: AFP

Na temporada seguinte, Derlei seguiu fundamental dentro do time, ao lado de outros jogadores nascidos no Brasil, como Deco e Carlos Alberto. O atacante anotou três gols na campanha vitoriosa na Liga dos Campeões e ainda deu a assistência para a jogada que selou a vitória sobre o Monaco na decisão.

Coincidência ou não, depois disso Mourinho foi contratado pelo Chelsea, e a carreira de Derlei nunca mais foi a mesma. O brasileiro foi contratado a peso de ouro pelo Dínamo de Moscou, mas não vingou na Rússia. Adiante, voltou a Portugal para defender Benfica e Sporting, com melhor desempenho neste último.

No Brasil, o ex-atacante acumula passagens sem muito destaque por América de Natal, Guarani, Vitória e Madureira.

Durante seu melhor momento no futebol português, Derlei chegou a tirar a nacionalidade portuguesa. No entanto, uma série de lesões acabou comprometendo seu objetivo de jogar pela seleção do país, como fizeram brasileiros contemporâneos, como Deco e Liedson.