Topo

Dizer não ao Barça e à Espanha foi um bom negócio. Ao menos para um francês

Griezmann comemora gol contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol - JuanJo Martin/EFE
Griezmann comemora gol contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol Imagem: JuanJo Martin/EFE

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 06h00

Em sua primeira temporada pelo Atlético de Madri, o atacante francês Antoine Griezmann caiu nas graças da torcida e do técnico Diego Simeone. Aos 23 anos, Griezmann atravessa o seu principal momento na carreira. No ano passado, logo após a Copa do Mundo, em que fez parte do grupo francês eliminado pela campeã Alemanha nas quartas de final, foi contratado pelo time madrilenho.

 
Ele, porém, poderia ter seguido outro rumo na carreira, conforme contou em entrevista recente ao canal francês RTL. Segundo o jogador, em 2010 ele recusou uma proposta do Barcelona. E, antes, ainda chegou a ser sondado para virar espanhol.
 
Para entender a recusa, é preciso conhecer a carreira do jogador, que chegou aos 13 anos na Espanha. Nessa idade, defendendo o Montpellier, Griezmann disputou um amistoso contra o Paris Saint-Germain e atraiu a atenção de olheiros da Real Sociedad. Foi oferecida ao jogador uma semana de testes no clube e, posteriormente, outra. Foi o suficiente para que se transferisse para a equipe.
 
Como o jogador agradou nos treinamentos, seus pais foram contatados e foi oferecido um contrato ao jogador. Ele então passou a treinar à noite na sede do clube, em San Sebástian (Espanha), mas prosseguiu os seus estudos do outro lado da fronteira, em Bayonne. As duas cidades ficam a cerca de 60 km de distância uma da outra.
 
Nesta mesma época, ele foi sondado para se naturalizar espanhol. Griezmann, que acabou fazendo a sua carreira no futebol espanhol, recusou e preferiu defender o país natal.
 
Griezmann chegou ao time profissional em 2009 e disputou cinco temporadas pelo clube. Em 201 jogos, marcou 52 gols. O contato do Barcelona aconteceu em 2010, ano em que Griezmann foi um dos destaques da Real Sociedad na campanha do acesso do time, que então disputava a terceira divisão do Campeonato Espanhol.
 
Como o jogador tinha 18 anos, a ideia do Barcelona era fazer com que ele jogasse no time B e pudesse ser opção para a equipe principal em algumas ocasiões.
 
De acordo com o jogador, a proposta não agradou, ainda que se tratasse do Barcelona. "O que eu queria mesmo era jogar no time principal. Eu já tinha participação garantida na segunda divisão com a Real Sociedad. Não tinha interesse em ir para outra equipe da mesma divisão", disse ele. Na ocasião, o Barcelona B disputava a segunda divisão da Espanha. Ele conta que as investidas se deram por meio de seus agentes e com ele próprio. 
 
Com o fracasso das negociações, ele ajudou a levar o Real Sociedad para a primeira divisão e a classificar a equipe para disputar a Liga dos Campeões em 2013, competição em que marcou um gol. Para tê-lo na equipe, o Atlético de Madri desembolsou 30 milhões de euros no ano passado.

Griezmann marca o terceiro gol do Atlético contra o Real Madrid na goleada de 4 a 0 - Juan Medina/Reuters - Juan Medina/Reuters
Imagem: Juan Medina/Reuters

No atual campeonato espanhol, Griezmann tem 12 gols e aparece apenas atrás de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar entre os artilheiros do torneio. Na Liga dos Campeões, ele marcou na derrota de 3 a 2 para o Olympiacos, na Grécia, e na vitória por 5 a 0 contra o Malmö, em Madri.
 
Griezmann foi um jogador-chave nas seleções de base francesas. Com ele, a equipe venceu o campeonato sub-19 europeu em 2010, e terminou em quarto lugar na Copa do Mundo sub-20 na Colômbia, no ano seguinte.
 
Em novembro de 2012, Griezmann foi suspenso, juntamente com quatro outros quatro jovens jogadores da seleção até 31 de dezembro de 2013, por razões disciplinares. Os atletas teriam extrapolado em uma noitada.
 
Porém, Griezmann ganhou espaço para a disputa da Copa do Mundo do Brasil, no ano passado, após o corte de Ribéry. Considerado um jogador hábil e veloz, ele é apontado como uma das principais esperanças da seleção francesa para os próximos anos.