Topo

Cogitado no Barça, lateral da seleção salva Porto contra Basel na Liga

Do UOL, em São Paulo

18/02/2015 19h39

Jogo menos badalado das oitavas de final da Liga dos Campeões, Basel e Porto fizeram um jogo muito equilibrado na Suíça. E os donos da casa quase levaram a melhor se não fosse por um gol de Danilo, lateral da seleção brasileira que tem sido cotado no Barcelona, que deu o empate por 1 a 1 no duelo desta quarta-feira.

O Basel ganhou quase os 90 minutos e com direito apenas a uma finalização contra o gol dos português. Mas, no fim, de pênalti, o lateral garantiu o empate, que poderia ter sido vitória se não fosse o gol anulado de Casemiro.

Com esse resultado, o Porto estará classificado se não tomar gols em casa. Já o Basel precisará de um empate com pelo menos dois gols feitos para seguir. Se a partida tiver vencedor, quem ganhar se classificará.

Fases do jogo: Quem esperava um jogo fechado se surpreendeu com o começo do jogo do Basel. Logo com dez minutos, a equipe encontrou espaço e abriu o marcador da partida. Daí para frente, os suíços seguiram seu padrão de jogo defensivo. Mais nenhuma finalização foi dada enquanto o Porto sofria na criação.

Na segunda etapa, o Porto pareceu ter acordado. Nos primeiros minutos, Casemiro abriu o placar e festejou. Mas, depois de alguns minutos, os jogadores do time português perceberam que o gol tinha sido anulado, pois a arbitragem marcou influência de Jackson Martinez, que estava impedido, na ação do goleiro Vaclik.

Tello também criou uma boa oportunidade, mas parou no goleiro rival, assim como todas as tentativas portuguesas. Do outro lado, os suíços não atacavam, nenhum chute foi dado contra o gol de Fabiano.

Tudo parecia que Vaclik passaria a noite sem ser vazado até que um juiz marcou pênalti após Samuel encostar a mão na bola. Na cobrança, Danilo converteu.

Melhor: Gonzalez – Ele jogou poucos minutos, mas acabou sendo muito importante para o Basel. O seu esforço, que acabou com uma lesão, resultou também em um gol. Aliás, seu chute foi o único da equipe na partida.

Pior: Jackson Martinez – Capitão e principal esperança de gols, o colombiano teve uma atuação desastrosa. Ao longo dos 90 minutos, ele arrumou confusão, cavou pênalti e ainda foi responsável pela anulação de um gol do Porto. Quando pôde marcar, ele perdeu uma chance clara.

Para lembrar.

Laser verde. Durante a partida, alguns jogadores e até a arbitragem foram vítimas de um laser que a torcida colocou em seus rostos.