Topo

Bater pênalti virou drama para Messi. Relembre os quatro erros recentes

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 19h15

Lionel Messi fez grande partida nesta terça, mas perdeu o pênalti que poderia ter ratificado a passagem do Barcelona contra o Manchester City, em jogo que terminou 2 a 1 para os catalães. O erro, ao contrário do que se poderia imaginar, não é exatamente uma novidade. O argentino perdeu quatro das últimas sete cobranças que tentou pelo time catalão, contando com o vacilo diante dos ingleses.

Os números impressionam por se tratar de Messi, um artilheiro nato. Além do erro contra o City, o melhor do mundo de 2009 a 2012 perdeu pênaltis contra o Bétis, no Espanhol de 2013/14; contra o Levante, na atual edição da Liga; e diante do Brasil, no Superclássico das Américas.

Nenhum deles, obviamente, teve tanto peso quanto o desta terça. Se acertasse a cobrança no minuto final, Messi deixaria o Barcelona em condição de até perder por um gol no jogo de volta contra o City. 

No jogo contra o Bétis, por exemplo, o argentino errou, mas chegou a fazer no rebote no 3 a 1 que aplicou no time andaluz. Contra o Levante, foi a mesma coisa, já que o time catalão fez 5 a 0 na partida. O único pênalti perdido que poderia ter mudado o jogo foi aquele contra o Brasil, que terminou com um triunfo verde-amarelo. A diferença para o jogo contra o City é que o Superclássico era apenas um amistoso. 

Os erros acumulado são recentes, mas Messi nunca foi um primor na marca da cal. Segundo o twitter @MisterChip, especializado em estatísticas, o argentino perdeu 13 de 59 pênaltis que tentou pelo Barcelona. Para efeito de comparação, Cristiano Ronaldo fez 54 dos 59 que bateu pelo Real Madrid.