Topo

Chiellini erra feio, mas Morata decide e Juventus vence Borussia por 2 a 1

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 18h37

Álvaro Morata salvou a pele de Chiellini, nesta terça-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões entre Juventus e Borussia Dortmund. O zagueiro errou feio no gol do time alemão, mas o centroavante foi o cara do jogo ao fazer um gol e construir a jogada do outro na vitória por 2 a 1 do time italiano. O curioso é que Morata não era certeza entre os titulares antes da partida, mas começou jogando e foi decisivo.

Tévez abriu o placar depois de rápido contra-ataque puxado por Morata. O Borussia chegou ao empate com Marco Reus, que recebeu a bola de frente para Buffon após erro grotesco de Chiellini. E Morata decidiu o jogo após passe de Pogba.

Juventus e Borussia Dortmund voltam a se enfrentar no dia 18 de março, na Alemanha, para decidir quem avança às quartas de final da Liga dos Campeões. Com os italianos jogando pelo empate. Caso vença pelo placar mínimo, os alemães ficam com a vaga pelo gol marcado fora de casa.

Fases do jogo
A partida começou muito disputada no Juventus Stadium, com as equipes buscando manter a posse de bola e dominar o meio-campo.

Mas logo na primeira boa oportunidade do jogo, aos 13 minutos, a Juventus abriu o placar com Tévez. Em rápido contragolpe, Morata avançou pela esquerda e bateu cruzado parra defesa do goleiro do Dortmund. No rebote, porém, o atacante argentino só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Mas o Borussia chegou ao empate 5 minutos depois em erro grotesco de Chiellini. Último homem da linha de defesa da Juventus, o zagueiro escorregou e entregou a bola de graça para Marco Reus, que bateu colocado tirando de Buffon.

O jogo continuou movimentado, mas com poucas chances claras de gol para os dois times. Só no final do primeiro tempo, aos 43 minutos, a Juventus voltou a ficar à frente no placar. Pogba cruzou da esquerda e Morata completou para fazer 2 a 1.

O jogo voltou menos movimentado no segundo tempo, com o Borussia buscando o empate e a Juventus tentando ampliar no contra-ataque.

No entanto, os italianos não conseguiram encaixar os contragolpes e acabaram entregando o controle do jogo aos alemães. Que, por sua vez, tiveram dificuldade de penetrar no sistema defensivo da Juventus.

Aos 27 minutos, após bate-rabate na meia-lua, a bola sobrou para Carlitos Tévez, que chutou rasteiro tirando tinta da trave do Borussia.

Sem conseguir penetrar na defesa do time da casa, o Dortmund apostou nos tiros de longe, mas que não chegaram a assustar Buffon. 

No final do jogo, a Juventus quase ampliou em mais uma boa jogada de Morata. Ele deixou Pereyra na cara do gol, que bateu cruzado mas errou o alvo.

O melhor: Morata -  O atacante nem era certeza para o jogo dessa quarta. Mas começou jogando, foi decisivo e justificou a vaga entre os titulares. Fez a jogada do gol de Tevez e também balançou as redes.

O pior: Chiellini -  O zagueiro errou feio no gol do Borussia e ainda demonstrou insegurança na defesa da Juventus. Sorte dele que o time italiano saiu vencedor, mas o gol fora de casa pode ser importante para o Borussia no jogo de volta.

Toque dos técnicos: Massimiliano Allegri optou por começar com Morata, que fez gol na última partida da Juventus no Italiano, em vez de Llorente, que vinha sendo titular na maior parte dos jogos da temporada. Acertou: o atacante fez um gol e construiu o outro.

Para lembrar: Juventus e Borussia Dortmund fizeram a final da Liga dos Campeões na temporada 1996-97. O time alemão se sagrou campeão após bater por 3 a 1 os italianos e conquistou seu primeiro e único título do torneio continental.