Topo

Neymar cresce no segundo ano na Europa e supera jogador mais caro do mundo

Neymar é um dos destaques do Barça no ano e superou Bale até aqui na temporada - AFP PHOTO/ JOSEP LAGO
Neymar é um dos destaques do Barça no ano e superou Bale até aqui na temporada Imagem: AFP PHOTO/ JOSEP LAGO

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 06h00

No meio de 2013, Real Madrid e Barcelona investiram milhões e apresentaram seus reforços para a temporada. Gareth Bale e Neymar chegaram juntos à Espanha, cercado de expectativas e acompanhados de uma comparação constante. Por um ano o brasileiro cansou de ouvir que o rival era melhor e que a transferência do clube merengue tinha valido mais a pena. Hoje, o companheiro de Lionel Messi vai à forra, conquista cada vez mais os europeus e está à frente do jogador mais caro do mundo.

No início da fase mais importante da temporada, o mata-mata da Liga dos Campeões, Neymar está na frente de Bale, seu “alter ego” desde que trocou Santos por Barcelona. A partir desta terça-feira, quando o Barcelona começa sua caminhada no torneio contra o Manchester City, às 16h45, o brasileiro terá a chance de provar que essa vitória parcial não é só uma tendência.

O galês Bale trocou o Tottenham pelo Real Madrid pela “bagatela” de 100 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões, na cotação da época). Neymar não ficou muito atrás, diga-se. O Barcelona diz ter gasto 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 275 milhões, à época) em uma transação cercada de mistérios e que é investigada na Justiça até hoje.

A comparação entre os dois, portanto, é antes de tudo financeira. Ambos chegaram aos respectivos clubes como apostas de peso para o futuro. Bale, mais habituado ao futebol europeu, rendeu mais rápido no Real Madrid. Na temporada 2013/14, o galês venceu Neymar com folga.

Bale fez 22 gols, sete a mais que o brasileiro, e venceu mais no ano. Seu Real Madrid levou a Copa do Rei contra o próprio Barcelona e Liga dos Campeões diante do Atlético. Nas duas finais, o jogador mais caro do mundo justificou o próprio preço e marcou. O sucesso fez dele um dos protagonistas da expressão BBC, que caracteriza o ataque merengue – Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo.

Só que Neymar, aos poucos, virou o jogo. O fato de ter ido à Copa, por exemplo, ajudou o brasileiro a terminar à frente de Bale na eleição de melhor do ano. O ex-santista foi o sétimo colocado da Bola de Ouro, enquanto o galês, apesar dos títulos, teve de se contentar com o 12º.

O brasileiro também sobraria quando a temporada começasse. Até agora, Neymar tem 17 gols e quatro assistências só no Campeonato Espanhol e está cada vez mais à vontade no embalado Barcelona. Bale, em compensação, soma dez gols e cinco passes, mas é questionado pela imprensa local.

O estilo individualista do galês lhe rende críticas semanais, especialmente quando ele deixa de servir Cristiano Ronaldo, a estrela maior da companhia, que já foi flagrado reclamando da falta de passes em campo. Neymar, ao contrário, parece cada vez mais próximo de Lionel Messi, de quem se diz amigo dentro e fora de campo.

Viagens em conjunto, piadas no ambiente do Barcelona e a camaradagem dentro de campo colocam o brasileiro como um coadjuvante natural de Messi, cada vez mais influente no jogo do time catalão. Por consequência, à frente de Bale na disputa direta dos dois maiores reforços do futebol espanhol nos últimos anos. 

Corneta FC: Enquanto Bale curte boa fase, Neymar é ironizado por gringos - Football Funnys - Football Funnys
Charge de 2013 ironizava Neymar em relação a Bale; hoje, jogo de forças mudou
Imagem: Football Funnys