Topo

Por que dá para acreditar que esse Barça vai ganhar a Liga dos Campeões?

Barça de Neymar, Messi e Suárez pode ter um resultado melhor que nos últimos anos - Xinhua/Miquel Llop/NurPhoto/ZUMAPRESS
Barça de Neymar, Messi e Suárez pode ter um resultado melhor que nos últimos anos Imagem: Xinhua/Miquel Llop/NurPhoto/ZUMAPRESS

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 06h00

O time histórico forjado por Pep Guardiola já não existe há três anos. O Barcelona não conquista a Liga dos Campeões desde 2012 e sequer passou às semifinais no ano passado. Neste ano, começa o mata-mata do torneio de clubes mais prestigiado do mundo em alta. Será que agora vai?

Com Lionel Messi no elenco, o Barcelona sempre esteve na lista dos favoritos. Neste ano, porém, os fatores que credenciam o time azul-grená vão além do simples talento do argentino. A lista abaixo mostra alguns números e curiosidades que mostram que dá para acreditar no time catalão, que faz sua estreia no mata-mata nesta quarta, contra o Manchester City, às 16h45, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Messi garçom

Lionel Messi, atacante do Barcelona, se posiciona antes do jogo contra o Málaga, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea
O Messi da atual temporada mostra uma faceta que não foi comum nos últimos anos. Tradicional homem-gol do Barcelona, ele está sabendo dividir melhor as atenções, ajudando o time com assistências e diversificando as opções de ataque da equipe. 

Com três meses de temporada pela frente, ele já deu 15 passes para gol, um a mais do que fez na temporada passada, quando sofreu com lesões, e um a menos que em 2012/2013. Se mantiver o nível apresentado, pode atingir as 28 de 2011/12, seu melhor ano no quesito.

E o argentino faz isso sem perder o poder de fogo, até na comparação com o grande rival Cristiano Ronaldo. Enquanto o português chegou a passar um mês sem marcar, o argentino soma 14 gols e nove assistências no Espanhol em 2015. Encostou na artilharia do Espanhol e empatou na soma de todas as competições..

Trio de ataque

Trio de ataque deixa sua marca mais uma vez e Barcelona vence Atlético de Madri por 3 a 1 - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea
Uma consequência desse lado garçom de Messi é o fortalecimento dos seus companheiros. Neymar, por exemplo, soma 24 gols na temporada e pode ultrapassar Samuel Eto’o como o melhor coadjuvante do argentino. O camaronês marcou 36 em 2008/2009, quando o Barça venceu a Liga dos Campeões. Antes mesmo de vencer a disputa, o brasileiro já está sendo exaltado pelos jornais locais.

E não é só Neymar quem está encantando. Contratado no início da temporada, Suárez está cada vez mais entrosado com a dupla. O trio marcou em todos os jogos do Barcelona no Espanhol desde novembro. Sua primeira partida em branco foi a do último fim de semana, quando os catalães tropeçaram diante do Málaga.

Reação à crise

Luis Enrique, técnico do Barcelona, lamenta jogada de sua equipe na derrota para o Málaga, pelo Campeonato Espanhol - EFE/Alejandro García  - EFE/Alejandro García
Imagem: EFE/Alejandro García
No início do ano, uma derrota para a Real Sociedad desencadeou uma crise interna sem precedentes. Falou-se de uma forte discussão entre Messi e Luis Enrique, Neymar foi flagrado ironizando o chefe no banco de reservas e tudo indicava um clima quente demais. A pressão foi tanta que Andoni Zubizarreta, ídolo histórico dos catalães, deixou o posto de diretor de futebol.

Aos poucos, porém, tudo se acertou. Neymar ainda se incomoda de ser substituído de vez em quando, mas o Barcelona encontrou o bom futebol de volta e parece pronto para colocar panos quentes nas confusões. Desde o revés fatídico contra a Real Sociedad, Messi e companhia emendaram 11 vitórias, igualando recorde histórico do time de Pep Guardiola, em 2008/09.

Naquele ano, não por acaso, o Barcelona venceu a Liga.

Força contra os carrascos

Antes de Torres, Raúl García e Juanfran já haviam ido tirar satisfação com o brasileiro. Mas foi com "El Niño" que Neymar se estranhou. - EFE/Alberto Martín - EFE/Alberto Martín
Imagem: EFE/Alberto Martín
Em 2014, o Barcelona teve no Atlético de Madri o seu grande algoz. Em seu primeiro ano de Barcelona, Neymar viu a equipe cair para os "colchoneros" na Liga dos Campeões e no Espanhol, resultados que deram aos catalães a pior temporada desde a chegada de Pep Guardiola ao clube.

Este ano, o Barcelona espantou o fantasma. Foram três encontros e três vitórias catalãs, a última delas ratificando a eliminação de Simeone e companhia da Copa do Rei. Nesse último confronto, a desavença entre Neymar e Fernando Torres e a maneira como o Barcelona se manteve firme apesar da pressão psicológica dos rivais foi vista como uma força da equipe. 

Velho conhecido

Kompany, zagueiro do Manchester City, fica boquiaberto ao ver que seu time enfrentará o Barcelona nas oitavas da Liga dos Campeões - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Por mais que jogadores e técnico do Manchester City digam o contrário, a derrota dos ingleses para o Barcelona nas oitavas da Liga passada ainda pesa. O vídeo de Kompany, capitão do Manchester, boquiaberto ao ver o resultado do sorteio do mata-mata é um hit da internet até agora, meses depois do anúncio.

Em 2014, em sua pior temporada desde o início da era Guardiola, o Barcelona atropelou o City nas oitavas, vencendo por 2 a 0 na Inglaterra e 2 a 1 na Catalunha.

DM vazio

Médicos do Real Madrid avaliam o pé direito de James Rodriguez, meia que quebrou o dedinho durante o jogo contra o Sevilla, pelo Campeonato Espanhol - EFE/Kiko Huesca  - EFE/Kiko Huesca
Imagem: EFE/Kiko Huesca
As lesões são um problema recorrente para os grandes europeus, exauridos pelo extenso calendário europeu. No passado, o Barcelona viu astros como Messi, Neymar, Xavi e Puyol perderem momentos importantes da temporada por estarem no departamento médico. Neste ano, esse problema ficou com os rivais. 

O Real Madrid não tem Modric, James Rodriguez (foto) e Sergio Ramos, o Atlético está sem Koke e Arda Turan e o Bayern de Munique ficou sem Schweinsteiger durante todo o segundo semestre do ano passado. O Barça? Neymar passou alguns dias de meolho em 2014 e Mathieu e Pique deram algum trabalho na zaga, mas nenhum deles teve de parar por muito tempo. Hoje, Luis Enrique tem o elenco inteiro à disposição.