Topo

Leverkusen segura Atlético de Simeone, faz 1 a 0 e sai na frente na Liga

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 18h36

Em casa, o Bayer Leverkusen não teve vergonha e segurou o Atlético de Madri quando precisou, defendendo bem e contando com um grande jogo do seu goleiro. Quando pôde, foi ao ataque com precisão. Em uma linda jogada de Bellarabi e Çalhanoglu, os alemães fizeram 1 a 0, venceram o jogo de ida e saíram na frente na disputa das oitavas da Liga dos Campeões, em uma partida marcada pela discussão dos treinadores dos dois times.

Se não é a maior vantagem do mundo, o resultado ao menos permite que o Leverkusen avance às quartas com um empate em Madri – o segundo jogo ocorrerá em 17 de março. O Atlético, acostumado a defender-se com qualidade, será obrigado a lançar-se à frente se quiser repetir a campanha do ano passado, quando foi vice-campeão do torneio.

A julgar pelo jogo desta quarta, não é uma missão impossível para o time de Simeone. Longe de casa, o Atlético de Madri teve chance de sair na frente, empatar ou até vencer o confronto. Parou na defesa dos alemães e foi punido pela má pontaria quando o Leverkusen crescer.

A lição de casa, então, é colocar o pé na forma e redobrar a atenção na marcação. Ao Leverkusen, com a vantagem, cabe um esforço ainda maior na proteção do gol defendido por Leno, que nesta quarta conseguiu sair ileso.

Fases do jogo:
O jogo foi equilibrado desde o início. Embora favorito, o Atlético de Madri não se caracteriza pelo domínio de bola e o jogo bonito. Também por isso, não chegou a se impor diante do Leverkusen, fora de casa. Só que também não deixou os alemães se arriscarem muito.

No primeiro tempo, por exemplo, a única chance do Bayer foi em uma falha do goleiro Moya, que saiu mal e deixou a meta aberta. O Atlético, por outro lado, teve duas chances com Griezmann, mas em ambas parou em Leno, grande destaque dos donos da casa.

Após o intervalo, o Atlético caiu de produção. Sem tanto gás, parou de ameaçar e deu espaços para contra-ataques. Em um deles, Bellarabi puxou uma jogada rápida e deu um lindo passe de calcanhar para Çalhanoglu, que bateu forte e abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo.

O Atlético demorou a reagir, seguiu dando espaços na sua defesa e correu riscos. Na frente, o máximo que conseguiu foi ter um gol bem anulado de Fernando Torres, que aproveitou um cruzamento no qual a bola saiu pela linha de fundo.

A reação dos espanhóis acabou quando Tiago exagerou. O volante português, um dos destaques do Atlético até então, entrou forte em um rival aos 31 minutos, recebeu o segundo amarelo e colocou um ponto final na disputa da partida.

O melhor: Bellarabi. Atacante do Leverkusen foi decisivo. Em contra-ataques, o jovem meia mostrou habilidade e técnica e deixou Çalhanoglu em condições de fazer um belo gol. Leno, goleiro dos alemães, merece menção honrosa pelas boas defesas que fez, especialmente no primeiro tempo.

O pior: Defesa do Atlético. Mesmo estrelada, retaguarda dos espanhóis não foi suficiente para conter os contra-ataques do Leverkusen, que teve paciência para jogar recuado mesmo em casa, atacando com precisão.

Chave do jogo: Paciência do Bayer. Mesmo em casa, alemães esperaram o Atlético diminuir o ritmo do primeiro tempo e não se desesperaram com os riscos que sofreram. Quando tiveram chance, os homens de frente do Leverkusen mostraram técnica, habilidade e conseguiram a vitória em ataques pontuais.

Toque dos técnicos: Azarão na eliminatória, o Leverkusen não fez questão de dominar o jogo diante da sua torcida. Deu a posse para o Atlético e se defendeu com competência. Quando teve espaços, especialmente no segundo tempo, teve qualidade para definir o confronto.

Para lembrar:
Dores:
O Atlético sofreu muito com as lesões. Guilherme Siqueira e Saúl, ainda no primeiro tempo, tiveram de ser substituídos pelo técnico Diego Simeone, que usou Gamez e Raul Garcia e perdeu duas opções de troca que poderiam ser importantes até o apito final.

Desfalque: Diego Godin, um dos destaques do Atlético de Madri, será um desfalque importante no jogo de volta, cumprindo suspensão por um cartão amarelo recebido na partida desta quarta. Além do seu papel defensivo, o zagueiro uruguaio também costuma se destacar com gols decisivos no ataque.