Topo

Defendeu até com o peito! O goleiro polonês que virou um herói improvável

Dudek defende o pênalti cobrado por Shevchenko e garante o título ao Liverpool - Kai Pfaffenbach/Reuters
Dudek defende o pênalti cobrado por Shevchenko e garante o título ao Liverpool Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 06h00

A final da Liga dos Campeões 2004-2005 jamais sairá da memória do goleiro polonês Jerzy Dudek, do Liverpool, à época com 32 anos. Nas seis temporadas em que defendeu o Liverpool, ele sempre foi um goleiro questionado por sua irregularidade. Mas naquela noite, na final contra o Milan, teve o seu dia de glória.
 
A julgar pelo primeiro tempo da final, seria uma noite a ser esquecida. Logo no primeiro minuto, Maldini abriu o placar para o Milan. Aos 39 e aos 44, Crespo ampliou para os italianos: 3 a 0.
 
No segundo tempo, em 6 minutos, a sorte começou a virar de lado. Dos 9 aos 15, Gerrard, Šmicer e Alonso empataram a partida. Naquele que ficou conhecido como o "Milagre de Istambul", o goleiro polonês Dudek foi o responsável direto pelo título do Liverpool.
 
No lance mais incrível do jogo, ele defendeu uma cabeçada à queima-roupa do atacante Shevchenko, no final da prorrogação. No rebote, o atacante fuzilou o goleiro, que viu a bola bater em seu peito e sair por cima do travessão. 
 
Nos pênaltis, o polonês defendeu as cobranças de Andrea Pirlo e depois de Shevchenko. No início da série ainda viu o pênalti cobrado pelo lateral esquerdo Serginho bater no travessão.
 
Ali, Dudek encerrava em alta uma temporada complicada. Durante o ano, teve suas atuações frequentemente questionadas e uma sombra a sua volta. Os rumores da contratação do goleiro espanhol José Reina, que se concretizou após a conquista.
 
Filho de um mineiro, Dudek estreou no futebol profissional aos 22 anos, no Sokol Tychy, da Polônia, na temporada 1995-96. Ali, chamou a atenção do holandês Feyenoord, para onde se transferiu ao fim da temporada. Em 1998-99 foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Holandês. Transferiu-se para o Liverpool em 2001.
 
Com 184 jogos pelo time inglês, foi o goleiro que mais atuou pelo clube, em que foi eleito o melhor jogador da final da Copa da Liga da Inglaterra de 2003, na vitória contra o Manchester United.
 
Depois disso, ele foi muitas vezes questionado por levar gols bobos. Se a sua saída do time parecia inevitável, o "milagre de  Istambul" fez com que ele permanecesse por mais duas temporadas na equipe.
 
Por conta de uma contusão, ele perdeu o lugar para o goleiro Reina, que disputou a final do Mundial de Clubes contra o São Paulo, vencida por 1 a 0 pelos brasileiros.
 
Dois anos depois, já no banco de reservas de Reina, ele viu o Milan conquistar a revanche, ao bater o Liverpool por 2 a 1 em nova final da Liga dos Campeões.
 
Ao fim daquela temporada, Dudek se transferiu para o Real Madrid, clube em que foi reserva de Casillas até encerrar a carreira em 2011, aos 38 anos.