Topo

Real Madrid sofre 4 gols do Schalke, mas se classifica com derrota em casa

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 18h35

Em pleno Santiago Bernabéu, o Real Madrid perdeu para o Schalke 04 por 4 a 3, mas mesmo assim conseguiu se classificar para as quartas de final da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo e Huntelaar marcaram dois gols cada e foram os protagonistas dos seus times.

Porém, o time espanhol segue sem vencer em março: são duas derrotas seguidas e três jogos sem vencer. A sequência fez o time perder a liderança do Espanhol e faz o técnico Carlo Ancelotti começar a ser questionado no comando do clube.

Após esta nova derrota, a equipe acabou vaiada pelos torcedores do estádio. Cristiano Ronaldo ficou com cara de desolado e quis sair de campo antes de cumprimentar a torcida e só voltou após ser puxado por Casillas.

Fases do jogo: O Real manteve mais a bola no campo de ataque, mas não conseguiu transformar esta vantagem em chances de gol. Quando Max Meyer começou a aparecer no jogo, o time azul passou a criar perigo real: após uma arrancada pelo meio aos 20 minutos, ele passou para Barnetta, que cruzou, Huntelaar fez o corta luz para Fuchs chutar forte e Casillas espalmar para dentro: 1 a 0.

Mas a vantagem demorou apenas 5 minutos: em uma cobrança de escanteio de Kroos, Cristiano Ronaldo subiu entre dois marcadores e, de cabeça, empatou o jogo.

O Real seguiu trabalhando a bola e o Schalke criando chances perigosas: aos 38 minutos, Casillas se atrapalhou em uma saída e Huntelaar desperdiçou com o gol aberto.

No lance seguinte, o centroavante holandês acertou um chute no travessão. Na terceira espetada, Meyer chutou, Casillas rebateu para o meio da área de Huntelaar conseguiu fazer 2 a 1, aproveitando o rebote.

Só que o Real Madrid tem Cristiano Ronaldo: aos 45 minutos, Coentrão cruzou pelo alto e o melhor do mundo aproveitou uma indefinição da zaga (Matip e Fuchs) e subiu sozinho para fazer seu segundo gol de cabeça.

No segundo tempo, logo aos oito minutos, Benzema tabelou com Coentrão, arrancou do lado esquerdo do campo, foi driblando até ter espaço para chutar firme e conseguir a virada.

Passados apenas quatro minutos, Sané apareceu do lado direito do ataque, ajeitou para perna esquerda e bateu colocado, encobrindo Casillas. Golaço.

A partida então ficou bastante equilibrada e aos 24 o Real chegou em uma jogada pela esquerda: drible de Cristiano Ronaldo, passe para Isco, que ajeitou para Kroos encher o pé e obrigar o goleiro Wellenreuther a espalmar para fora. O Real quase fez o quarto com Isco, batendo cruzado aos 38 minutos.

No minuto seguinte, Sané puxou um contra ataque e passou para Huntelaar chutar forte: a bola bateu no travessão antes de entrar cruzar a linha pela quarta vez.

O melhor: Huntelaar - O centroavante foi a referência ofensiva do time: além de marcar dois gols, ele se movimentou bem possibilitando as infiltrações dos meias Max Meyer e Leroy Sané, que também tiveram atuação destacada, assim como o lateral esquerdo Fuchs, principal válvula de escape do clube alemão.

O pior: Casillas - Não chegou a cometer nenhum erro grotesco, mas os três primeiros gols dos Schalke eram bolas defensáveis: no primeiro ele espalmou para dentro do gol, no segundo ele rebateu (um chute forte) para o meio da pequena área e no terceiro gol ele apenas olhou enquanto a bola o encobriu.

Toque dos técnicos: Di Matteo fez uma mudança sutil no sistema defensiva do Schalke: Howedes ora atuava como lateral, ora como zagueiro. Assim, o esquema variava de 3-5-2 para 4-4-2, dependendo da quantidade de jogadores do Real que atacavam. Esta variação comprometeu a atuação de Howedes, que deu muito espaço pelo lado direito - dois gols saíram por este setor. Só que a mudança deu, em alguns momentos vantagem numérica para o time azul no meio-campo.

Para lembrar:
- Cristiano Ronaldo chegou a 75 gols em jogos europeus e empatou com Messi.
- Este é o quarto jogo entre Real e Schalke e o time espanhol havia vencido todos anteriores: 6x1, 3x1 e 2x0.
- Casillas e Cristiano Ronaldo alcançaram 51 jogos na segunda fase da Liga dos Campeões, igualando os recordistas Valdés, Lampard e Xavi.
- Leroy Sané, franco-alemão de 19 anos, fez sua estreia na Liga dos Campeões. O meia-atacante entrou aos 30 minutos, substituindo Chupo-Moting, lesionado. Fez um gol e deu uma assistência.