Topo

Saudade? Casemiro brilha com golaços no Porto e até Real sente falta

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 06h00

O brasileiro Casemiro não saiu com muita moral do futebol brasileiro. Ao deixar o São Paulo rumo ao Real Madrid B, ele foi alvo de muitas piadas. Mas, depois de ganhar seu espaço no time principal dos espanhóis, ele acertou a ida para o Porto. E, em menos de uma temporada, ele tem deixado espanhóis com saudade.

Ele mais uma vez saiu de campo como um dos destaques do Porto. Desta vez, o jogador acertou um lindo chute de longe, de falta, na goleada do Porto sobre o Basel. O feito ajudou a levar os portugueses de volta às quartas da Liga dos Campeões, o que não acontecia há seis anos.

De quebra, Casemiro ainda viu seu nome ser estampado em jornais espanhóis. O Marca, por exemplo, ressalta a dificuldade de Carlo Ancelotti arranjar um companheiro para Toni Kroos.

“Ancelotti não encontra companheiro de Kroos. Illarramendi, Lucas Silva, Khedira, nenhum convence o técnico. Todos esperavam o retorno de Modric, mas o croata não é um volante com esse perfil defensivo que precisa o time branco. E enquanto tudo isso acontece, Casemiro cresce a passos largos. Mais de um estará lamentando a saída do brasileiro”, diz a publicação.

E os números de Casemiro comprovam essa tese, não é pelo gol feito. O volante chega às quartas da competição como o vice-líder em números de desarmes por partida. São 5,8 em média por jogo, 0,2 atrás do líder Nemanja Matic, que ainda buscará sua classificação para as quartas no duelo entre PSG e Chelsea.

Mas não apenas na Liga dos Campeões que o talento do brasileiro tem aparecido. Assim como acertou um belo chute contra o Basel, ele tinha feito o mesmo no Campeonato Português em janeiro. De longe, ele encobriu o goleiro do Gil Vicente na goleada por 5 a 1. 

Durante sua temporada pelo Porto, Casemiro chegou a ter oportunidades na seleção brasileira com Dunga, como havia acontecido com Mano Menezes antes. Ele participou do grupo nos jogos contra Turquia e Áustria, nos últimos duelos de 2014 da equipe. Ante os turcos, o volante esteve em campo alguns minutos.