Topo

Thiago Silva supera falhas, vira herói e classifica PSG contra o Chelsea

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 19h16

Em um jogo emocionante, Thiago Silva vacilou e salvou o PSG. Com um pênalti bobo e um gol de cabeça, o zagueiro brasileiro garantiu o 2 a 2 na prorrogação e fez o time francês eliminar o Chelsea em Londres.

A superação do brasileiro se deu na prorrogação. No primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 1, Thiago Silva fez um pênalti bobo ao tentar cortar uma bola aérea com a mão. No segundo, ele subiu mais alto que todo mundo e testou para o fundo do gol de Courtois, garantindo a vaga do PSG nas quartas. 

Foi a cereja do bolo de um jogo emocionante, ainda que não tão técnico ou vistoso. Ibra foi o autor do primeiro ato, na etapa inicial, ao ser expulso após uma entrada imprudente em Oscar. A dez minutos do apito final, Cahill colocou o Chelsea em vantagem após um bate rebate. David Luiz, em uma linda cabeçada, empatou aos 41 minutos, dando o direito da prorrogação ao PSG, que aproveitaria graças ao outro brasileiro da defesa. 

O resultado classifica o PSG por conta do resultado do primeiro jogo, que terminou 1 a 1 em Paris. Será a terceira passagem seguida do time francês pelas quartas da Liga dos Campeões. Espera-se que, ao contrários das duas anteriores, a equipe consiga finalmente avançar. Já o Chelsea, com seu elenco milionário, cai bem antes do que imaginava, e agora volta suas atenções para o Campeonato Inglês e as Copas locais. 

Fases do jogo:
O Chelsea não costuma gastar energia à toa. Como avançaria com um 0 a 0, o time inglês não se lançou ao ataque e viu o PSG ter as primeiras chances do jogo. Só que em um confronto que não vai marcado pela técnica e o talento, a disputa foi na base da pancada, especialmente depois que Ibra foi imprudente, acertou Oscar e foi expulso de campo, em um lance polêmico.

Em um lance em que os dois entraram de carrinho, o sueco levantou um pouco mais a perna e acertou o brasileiro, que exagerou na simulação. O juiz caiu e deu o vermelho, revoltando os franceses. Só Verrati, por exemplo, descontou duas vezes em Oscar, que levou um amarelo em sua tentativa de revide. Do outro lado do campo, David Luiz acertou uma cotovelada em Diego Costa fora da visão do juiz, depois de vários lances se estranhando.

Depois do intervalo, alguns lampejos de bom futebol. Cavani, em uma linda jogada, driblou Courtois e bateu na trave. Pastore, em jogada individual, invadiu a área do Chelsea pela esquerda e bateu para bela defesa do goleiro do Chelsea.

Só que o ímpeto dos jogadores seguiu falando mais alto que a técnica. Verrati distribuiu pontapés, Diego Costa deu uma entrada criminosa em Thiago Silva e David Luiz simulou ter levado uma cabeçada. Gols, só no finzinho.

Aos 35 minutos do segundo tempo, Cahill aproveitou um bate rebate na área do Chelsea e chutou para abrir o placar. Aos 41 minutos, David Luiz empatou em uma linda cabeçada após um escanteio da direita, indo à forra contra o ex-clube e o treinador que lhe dispensou. A partida foi para a prorrogação.

Foi aí que Thiago Silva apareceu negativamente. Aos 4 minutos do primeiro tempo extra, Thiago Silva percebeu que não venceria Zouma pelo alto e tentou afastar a bola com a mão. O juiz flagrou o lance, marcou o pênalti e Hazard converteu. Na etapa final, o ex-capitão da seleção brasileira se redimiu. Subiu mais alto, testou firme e colocou por cima de Courtois, garantindo a vaga. 

Melhor: David Luiz. Poderia dividir o posto com Thiago Silva e Pastore, outros destaque do time, só que como não falhou, fica em vantagem. Parou Diego Costa, às vezes até com violência, e foi decisivo no ataque, empatando no pior momento do PSG no jogo.

Pior: Ibrahimovic. A decisão do árbitro, para muitos, foi polêmica. Só que a imprudência do sueco não permite uma absolvição da maior estrela do PSG, que ficou carente de referências ofensivas depois que seu principal jogador foi expulso de campo ainda no primeiro tempo. 

Chave do jogo: A postura do Chelsea. Mesmo com muitos talentos, time não se lançou ao ataque em nenhum momento. Criou pouco e permitiu ao PSG se manter na partida, mesmo com um a menos. 

Para lembrar:
Velho conhecido:
David Luiz fez sucesso no Chelsea, onde conquistou uma Liga dos Campeões jogando como titular, só que deixou o clube na temporada passada, enxotado por Mourinho. De volta a Stamford Bridge, ele foi vaiado pelo público depois de ter dado uma cotovelada em Diego Costa no primeiro tempo.

Brigão: Diego Costa conseguiu se envolveu em confrontos com praticamente todos os seus marcadores. O brasileiro naturalizado espanhol jogou mal, mas levou uma cotovelada de David Luiz, deu uma tesoura violenta em Thiago Silva, empurrou Marquinhos e bateu boca com Thiago Motta, curiosamente todos eles brasileiros.